MAR lança projeto de formação profissional para jovens | Diário do Porto


Educação

MAR lança projeto de formação profissional para jovens

O Museu de Arte do Rio (MAR) seleciona 12 jovens da Pavuna para o curso profissionalizante “Percursos Formativos”

28 de junho de 2022

Projeto do MAR dará bolsas, durante quatro meses, para os jovens do curso profissionalizante (foto: MAR/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Museu de Arte do Rio, MAR, vai lançar o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do Olhar, um polo educacional do museu. O objetivo é propiciar formação profissionalizante em atividades ligadas ao museu, à arte e à cultura, para jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município da cidade, iniciando pelo bairro da Pavuna (Zona Norte).

O programa Percursos Formativos acompanha os jovens selecionados em um aprendizado prático pelas áreas que estruturam o museu e suas competências, como curadoria, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. O projeto de formação tem um módulo voltado para promover práticas artísticas, em que os candidatos dialogam com artistas atuais responsáveis por diversas linguagens, como a pintura, a colagem, o slam, entre outras, além de outros espaços de arte e cultura.


LEIA TAMBÉM:

Liliane Roriz é empossada presidente da Comissão do 5G na OABRJ

Volkswagen Caminhões diminui em 50% uso de água

Câmara Municipal quer combater poluição sonora no Rio


MAR terá aulas e oficinas em horário integral

O projeto será destinado a 12 jovens com idade entre 16 e 21 anos, moradores do bairro da Pavuna, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro e que sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos, em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado.

O processo de formação cultural e prática profissional é composto por nove percursos formativos, abrangendo diversas áreas e processos de um museu. Integrados por aulas, oficinas, palestras, visitas e outras experiências, os percursos devem ser cursados pelos participantes entre 3 agosto a 30 de novembro de 2022, com atividades presenciais e remotas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h.

Os jovens selecionados receberão bolsas de estudo no valor de R$ 935,00, a serem pagas ao final de cada mês, durante 4 meses.

Para se inscrever, clique aqui!


/