MAR lança parceria com escola de economia criativa | Diário do Porto


Educação

MAR lança parceria com escola de economia criativa

A CO. LIGA será lançada nesta sexta-feira no MAR. Proposta é debater potencial do segmento com organizações sociais, autoridades públicas e sociedade civil

3 de dezembro de 2021

Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, coração do Porto Maravilha (foto Aziz Filho)

Compartilhe essa notícia:


O Museu de Arte do Rio (MAR) se tornará oficialmente um CO.LIGADO da escola digital de Economia Criativa CO.LIGA. O lançamento regional no Rio de Janeiro será amanhã, no MAR. O evento vai reunir representantes da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, gestores e Conselhos Municipais de Juventudes de todas as regiões do estado, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias. O objetivo do encontro é discutir oportunidades de potencializar iniciativas de Economia Criativa, conhecer a proposta da CO.LIGA e traçar estratégias para contribuir com o acesso à educação profissional dos jovens.

A CO.LIGA foi criada para conectar jovens, profissionais e empresas dos diferentes espaços de atuação, através de uma plataforma digital que oferece cursos gratuitos e outras soluções para facilitar a inserção produtiva dos jovens. O principal objetivo é fortalecer as parcerias institucionais com os agentes públicos e empresas locais.

A programação conta com painéis e apresentação cultural.  Participam da mesa de debate Raphael Callou, Diretor e chefe da representação da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) com o tema “Panorama da Economia Criativa num recorte Nacional e Internacional”; João Alegria, Gerente Geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, que falará sobre “A Solução CO.LIGA e a Inclusão Produtiva”; Ana Cristina, Assessora de Economia Criativa na Secretaria de Cultura do, abordando um contexto das políticas públicas; Erinaldo Batista das Chagas, Superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro; Isabela Souza, Diretora do Observatório de Favelas, com o tema “Economia Criativa e Impacto Social”; Salvino Oliveira, Secretário de Juventudes do Rio de Janeiro, que fala sobre “Juventudes e Territórios“; Larissa Garcez, representante da Forjuve, abordando a questão da “Descentralização da Cultura e a Potência da Economia Criativa no Estado do Rio de Janeiro”; e Taísa Machado, da Afrofunk Rio, trazendo a perspectiva de gênero e afrocentricidade para pensar a economia criativa. Neste evento, a CO.LIGA conta com o apoio do CONJUVE, FORJUVE, JUV RIO e COJUERJ.


LEIA TAMBÉM:

Comissão da Alerj aprova contas do Governo de 2020

Roda Gigante muda de nome e libera número de voltas

Baía limpa irá valorizar imóveis na Ilha do Governador e Paquetá


Projeto MAR/CO.LIGA vai conectar jovens às oportunidades nas empresas

CO.LIGA é uma parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com a Fundação Roberto Marinho e se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias. Atualmente a escola virtual oferece cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – e temas transversais que dialogam com todos os setores, como empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais. Todos os cursos são on-line e gratuitos e cada estudante escolhe sua trajetória e acessa os conteúdos quando e onde puder, por celular ou computador.

Serviço

“Lançamento regional da CO.LIGA, escola digital de economia criativa, no Rio de Janeiro”

03/12/2021

Local: Auditório do Museu de Arte do Rio

Horário: das 17h às 18h30

 

 

 


/