O Museu de Arte do Rio (MAR) realiza a abertura da exposição “Elisa Martins da Silveira” na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, às 18h. A mostra é dedicada à obra da pintora que se dedicou à arte naif, conhecida por manter sua produção em diálogo constante com importantes nomes da arte moderna e contemporânea no Brasil. A exposição ocupa uma das salas do primeiro andar do Pavilhão de Exposições, na praça Mauá, no Porto Maravilha, e vai ficar em cartaz até 2 de fevereiro de 2025.
Elisa Martins da Silveira foi uma das mais importantes pintoras em seu estilo. Uma característica da obra dela era o interesse pelas representações populares, o que a aproximou de outros artistas modernistas, em especial nas décadas de 1950 e 1960. A exposição reúne mais de 100 obras para promover uma reflexão sobre a arte produzida por Elisa, que foi premiada na 2ª e na 3ª Bienal de São Paulo, numa época em que o abstracionismo era a tendência predominante.
A curadoria foi feita por Marcelo Campos e Amanda Bonan, além do curador convidado Felipe Scovino. A mostra, segundo a direção do MAR, faz parte do objetivo da instituição de também resgatar produções artísticas esquecidas ou apagadas pela História da Arte.
Programação de “Elisa Martins da Silveira”
- Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Pavilhão de Exposições, 1º andar
- Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
- Período: 18 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
- Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (última entrada às 16h)
- Ingressos: Entrada gratuita às terças-feiras. Nos demais dias, R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Abertura – 18 de outubro:
- 18h: Abertura oficial da exposição
- 18h30: Falas institucionais na exposição
- 19h: Início de uma roda de choro
- 20h: Fechamento do Pavilhão de Exposições
- 21h30: Encerramento da roda de choro
- 22h: Fechamento dos portões do museu
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br | (21) 3031-2741