Macaé lança Bikeatona e apoia boas ideias para bicicletas | Diário do Porto


Mobilidade

Macaé lança Bikeatona e apoia boas ideias para bicicletas

Bikeatona é uma maratona de boas ideias para estimular o uso da bicicleta em Macaé. A capital do petróleo quer promover vida saudável. Saiba como participar

10 de maio de 2022

Objetivo da Bikeatona é estimular o uso de bicicletas na capital do petróleo (Deposit Photos)

Compartilhe essa notícia:


Nem só de petróleo vive Macaé. A cidade conhecida como a Houston brasileira está preocupada também com a mobilidade e o meio ambiente. A Ocyan e o Instituto Aromeiazero estão com inscrições abertas para a ‘Bikeatona’, uma maratona de inovação social e mentoria em busca de ideias, projetos, negócios, tecnologias e intervenções que utilizem ou estimulem o uso da bicicleta.

As melhores iniciativas da ‘Bikeatona’ receberão R$ 19 mil em investimentos e precisarão gerar impactos sociais e ambientais na capital nacional do Petróleo. Serão pré-selecionadas oito propostas, que receberão ajuda de custo e participarão da imersão realizada pelo Instituto Amani e pela Casulo Consultoria de Impacto.

Temas das mentorias da Bikeatona:

Bicicleta e Impacto Social;

Gestão de Inovação Social e Modelos de Sustentabilidade Financeira.

Das oito que estarão na primeira etapa, quatro receberão R$ 4 mil para desenvolverem os projetos. “Cicloturismo, oficinas de mecânica comunitária, aulas para ensinar a pedalar, delivery por bicicleta, atividades esportivas e de lazer são alguns exemplos de atividades possíveis de serem apoiadas. “Queremos estimular a criatividade para encontrar as melhores soluções”, explica Jocelina Valle, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan.

 


 

LEIA TAMBÉM:

Festa do Arroz Anã terá aulas de gastronomia em Cantagalo

Cities of Tomorrow aponta Rio como hub de tecnologia

Vem aí a 4ª edição do festival Ler, no Porto Maravilha


 

Todo o processo de seleção e imersão será online, e o acompanhamento envolverá visitas presenciais. Poderão se inscrever no edital coletivos e grupos de pessoas físicas (representados por uma pessoa maior de 18 anos), pequenos empreendedores (MEI e ME) e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos não-governamentais.

Terão prioridade proponentes com residência/sede em Macaé, atuação ou conhecimento sobre o município. O edital está disponível no site e as inscrições poderão ser feitas até 12 de junho. Quem quiser se adiantar pode mandar as dúvidas para: bikeatona@aroemiazero.org.br.

Redes Sociais:

Instagram

Facebook

Youtube

Twitter