Um desafio na internet tem mobilizado pessoas no mundo inteiro pelo bem do planeta. A tag #TrashtagChallenge, que em português virou o #DesafioDoLixo, estimula as pessoas a recolherem lixo em lugares públicos e mostrarem o resultado. Surfando nessa onda, o apresentador de TV Luciano Huck mobilizou a equipe do programa Caldeirão do Huck para um mutirão de limpeza à beira da Baía de Guanabara.
O apresentador publicou fotos do antes e depois da ação em sua conta no Instagram e convidou os fãs a participarem do desafio. Assim, as imagens enviadas para a equipe serão exibidas no programa de TV, a partir do próximo sábado.

“Está lançado o ‘desafio do lixo’. Ache um lugar sujo, limpe, registre e poste com a #DesafioDoLixo. Suba a imagem na página do ‘Caldeirão do Huck’. E então, a partir da semana que vem, vamos começar a exibir as iniciativas”, escreveu Huck em publicação no Instagram.

O desafio
O desafio começou quando a fabricante de produtos de camping UCO Gear lançou o #TrashtagChallenge em 2015. A campanha de marketing tinha a intenção de proteger áreas silvestres da poluição. As regras são simples: o jogador deve fotografar uma área repleta de lixo, limpar e, então, tirar um novo registro depois da ação. Só no Instagram, foram mais de 49 mil publicações com a hashtag.
Então, neste mês, a iniciativa voltou à tona com o jovem Byron Román, do Arizona, nos EUA. Ele tinha a intenção de estimular jovens entediados a participarem de algo positivo. Assim, fez um post que acabou viralizando no Facebook.
“Aqui está um novo #desafio para todos os adolescente entediados”, dizia o post. “Tire uma foto de um lugar que precisa de limpeza ou manutenção e depois que você tiver feito algo, mostre a foto dele e compartilhe”.
Here is a new #challenge for all you bored teens. Take a photo of an area that needs some cleaning or maintenance, then take a photo after you have done something about it, and post it.
Publicado por Byron Román em Terça-feira, 5 de março de 2019
A popularidade foi tão grande que pessoas de vários países aderiram novamente. Já são mais de 100 mil curtidas no post de Román e 333 mil compartilhamentos.