Quase um ano após sua conclusão, finalmente a Linha 3 do VLT do Rio vai começar a operar com passageiros. As primeiras viagens acontecem neste fim de semana, após as 12h do sábado. O início da operação traz esperança aos comerciantes da avenida Marechal Floriano, que viram o movimento diminuir com as obras para colocação dos trilhos e depois sofreram com a falta de operação do sistema.
A Linha 3 liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, em viagens que prometem durar 18 minutos, em média. O percurso conta com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África, na região da Central; Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos , na Marechal Floriano.
Os nomes das estações são homenagens à cultura africana. Eles foram escolhidos em consenso com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidades do movimento negro e sociedade civil.
Veja Também:
CCBB apresenta peça contra a opressão às mulheres
Hotel Nacional reabre as portas com nova proposta
Av. Marechal Floriano vai brilhar com Linha 3 do VLT
As paradas Central e Cristiano Ottoni/Pequena África terão serviço compartilhado com a linha 2. Já as da Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont atenderão às linhas 1 e 3. Os intervalos entre os trens serão de aproximadamente três minutos.
A expectativa é que o número diário de usuários ultrapasse os 100 mil. O VLT agora tem uma extensão ferroviária de 28 quilômetros, com 29 estações e 32 trens que, diariamente, circulam pelo Centro e Região Portuária.

A entrada em operação da Linha 3 só foi possível após um acordo firmado entre a Prefeitura e a Concessionária do VLT, no último dia 15. As duas partes concordaram em rever pontos do contrato, de forma a não haver prejuízos para nenhum dos lados.
Um grupo de trabalho irá analisar as mudanças possíveis até meados do próximo ano. Entre os pontos discutidos estão a possibilidade de operação do sistema durante as 24 horas, a revisão do valor das tarifas e a diminuição dos número de ônibus trafegando pelo centro da cidade.