A Rua do Lavradio, na Lapa, no Centro da capital, e seus arredores podem se tornar Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê o Projeto de Lei 4.632/21, do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, (Alerj), André Ceciliano (PT), que será votado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (26/08). Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.
O projeto prevê a contemplação de todos os imóveis e eventos culturais realizados na extensão da rua, inclusive a Feira de Antiguidades, conhecida como Feira do Lavradio. A medida também prevê que o Poder Legislativo Municipal poderá realizar, em conjunto com o Poder Executivo Municipal, realizar estudo de impacto para a adoção de iniciativas de investimento e manutenção dos imóveis – incluindo o abatimento ou a isenção de tributos municipais condicionados à manutenção das características históricas dos imóveis.
LEIA TAMBÉM:
Rio tem 63% mais empresas em 2021
Paes dá pito em Bolsonaro por Centro vazio
“Sesc RJ na Estrada” viaja ao Quilombo do Campinho, em Paraty
Muito mais que uma rua
“A Rua do Lavradio faz parte da história do Rio de Janeiro, pois, com apenas 700 metros de extensão, já abrigou alguns dos mais elegantes endereços do Rio Antigo e foi cenário de escritores como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio. A Rua do Lavradio faz parte da história do Rio de Janeiro, pois, com apenas 700 metros de extensão, já abrigou alguns dos mais elegantes endereços do Rio Antigo e foi cenário e inspiração para escritores como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio”, justificou o autor, presidente da Casa.
Além de ser um dos endereços mais queridos dos cariocas, a Lavradio tem em suas imediações outros ícones culturais da cidade, como o Circo Voador, Fundição Progresso e o bar Rio Scenarium, a efervescente Praça Tiradentes com seus teatros e o singular Real Gabinete Português de Leitura.