Largo da Carioca recebe ação 'Menos Lixo, Mais Saúde' | Diário do Porto


Sustentabilidade

Largo da Carioca recebe ação ‘Menos Lixo, Mais Saúde’

A Comlurb e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão nesta sexta-feira (14) uma ação de conscientização para marcar o Dia Mundial de Limpeza. Serão distribuídos folhetos informativos e agentes prestarão informações sobre diversos serviços promovidos pelos dois órgãos

13 de setembro de 2018

Praça da Harmonia recebe equipes da Comlurb

Compartilhe essa notícia:


A destinação incorreta do lixo impacta diretamente na saúde. Surtos de doenças como a dengue, por exemplo, tem na disposição inadequada dos resíduos um grave vetor para a proliferação de mosquitos. Diante dessas constatações, a Comlurb e a Secretaria Municipal de Saúde resolveram se unir para promover a “Menos Lixo, Mais Saúde”, campanha de conscientização envolvendo limpeza e saúde pública para o Dia Mundial de Limpeza, comemorado em 15 de setembro.

O primeiro evento acontece nessa sexta-feira (14), a partir das 9h, no Largo da Carioca. A Comlurb e a Saúde montarão pela manhã tendas no local, farão distribuição de folhetos informativos e prestarão informações sobre diversos serviços promovidos pelos dois órgãos. O Chegando de Surpresa, garis que usam música, dança e teatro nos trabalhos de conscientização, vai animar o evento junto com Renato Sorriso. 

Garis carregando materiais de divulgação abordarão transeuntes para conversar sobre o descarte correto de resíduos. Técnicos da área de Controle de Vetores da Comlurb também estarão presentes, divulgando os serviços e orientando na prevenção de ratos e caramujos africanos por meio da higiene em casas e estabelecimentos comerciais.

Uma equipe multidisciplinar da Subsecretaria de Vigilância Sanitária divulgará e orientará o público e estabelecimentos que comercializam alimentos sobre a importância do descarte correto do lixo e do cumprimento da Lei dos Canudos.  Os mais curiosos poderão observar alguns tipos de larvas de insetos em desenvolvimento, com o uso de lupas.

A ação é promovida pela Vigilância Ambiental. A RAP da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde e alunos e professores do Programa Academia Carioca também participam com atividades educativas.

No domingo (16), a campanha Menos Lixo, Mais Saúde chega ao Estádio Nilton Santos, conhecido como Engenhão, antes e durante o intervalo do jogo Botafogo X América de Minas Gerais, que terá início às 11h.  O locutor do estádio vai aproveitar para propagar a campanha com pílulas de conscientização. Antes do jogo e  durante o intervalo, garis, acompanhados de Renato Sorriso e dos jogadores abrirão uma grande faixa da campanha.

Conteúdos posteriores continuarão sendo replicados nos canais de comunicação da Comlurb e da Secretaria Municipal de Saúde para manter a população atualizada sobre a campanha.

Fonte: SMS-RJ


/