Kayak aponta Rio como destino preferido em São Paulo | Diário do Porto

Turismo

Kayak aponta Rio como destino preferido em São Paulo

Pesquisa da Kayak, site de busca de viagens, mostrou que paulistas preferem o Rio para o feriado de 25 de janeiro. TurisRio faz ações para atrair vizinhos

16 de janeiro de 2021


Kayak aponta Rio de Janeiro como destino preferido de paulistas, seguido por Salvador e Fortaleza (foto: Agência Brasil)


Compartilhe essa notícia:


O Rio de Janeiro foi o destino mais pesquisado pelos paulistas para o feriado prolongado do dia 25 de janeiro, segunda-feira, quando eles comemoram o aniversário de sua capital. A informação foi divulgada pelo Kayak, plataforma de busca de viagens com atuação mundial.

Para o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, esse resultado comprova o sucesso das ações de promoção do Rio, que têm sido concentradas nos Estados vizinhos, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal. O objetivo é aumentar a vinda de visitantes nacionais, para conquistar maior ocupação da rede hoteleira.

Sergio Ricardo acredita que essa é a forma mais rápida para a recuperação econômica do setor, duramente afetado pela pandemia do novo coronavírus. Com as perspectivas de que a população brasileira finalmente receba vacinas, ele prevê que o desejo de viajar irá impulsionar a cadeia econômica do turismo no Rio.

Pesquisa da Organização Mundial do Turismo (OMT), feita antes da pandemia, mostrou que cerca de 80% das viagens turísticas no mundo são feitas para destinos que estão a até 4 horas de viagem da casa dos viajantes. O Rio, seguindo esse raciocínio, está em situação privilegiada para receber turistas paulistas e mineiros, moradores vizinhos que podem chegar aqui com facilidade, até mesmo por via rodoviária.

Kayak vê crescimento do turismo doméstico

Para o presidente da Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, a tendência é de crescimento do turismo doméstico, com as pessoas voltando a planejar viagens dentro do próprio país, quando acabar o longo período de isolamento social.

O presidente da TurisRio foi o entrevistado da live De Campos a Paraty: o turismo dentro do Rio, promovida pelo DIÁRIO DO PORTO, com a participação dos editores Antonio Carlos de Faria e Aziz Filho. A TurisRio é uma empresa pública vinculada à Secretária de Estado do Turismo que existe há mais de 60 anos e tem como objetivo promover o Estado do Rio como destino turístico. Ela realiza a sinergia entre os setores vinculados ao Governo e às empresas privadas da cadeia produtiva do turismo.

Segundo o presidente da TurisRio, o turismo representa hoje cerca de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, com potencial para ir além de 10%. “As atividades turísticas têm potencial para se tornar a principal fonte geradora de riquezas no Rio, sendo também grande empregadora de mão de obra com vários níveis de qualificação. Não tenho dúvidas de que o turismo é nossa principal vocação e será nossa forma de superação da crise imposta pela pandemia”, afirmou Sergio Ricardo.

Ele, que atua há mais de 15 anos no setor, enfatiza que hotéis, pousadas e restaurantes do Rio têm demonstrado grande consciência e profissionalismo para enfrentar a pandemia. “O Rio demonstrou uma enorme capacidade técnica para enfrentar esse período. Foram diversas medidas construídas com entidades representativas do turismo, incluindo boas práticas, distanciamento, higienização e segurança. O turismo vai alavancar a economia no segundo semestre”.