Itatiaia pode ter neve, com nova frente fria no Rio | Diário do Porto

Clima

Itatiaia pode ter neve, com nova frente fria no Rio

Neve ou chuva congelante podem ocorrer no Parque Nacional de Itatiaia, com maior probabilidade para o dia 31. Onda de frio promete ser a maior do século

25 de julho de 2021


Itatiaia já teve a vegetação coberta de gelo no final de junho (foto: Parque Nacional de Itatiaia / Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


O site Climatempo, especializado em clima e previsões do tempo, alerta que a onda de frio nesta semana pode causar neve ou chuva congelante no Parque Nacional de Itatiaia, no Estado do Rio. A maior probabilidade é de que isso ocorra no próximo dia 31, sábado.

Se houver mesmo neve, não terá sido a primeira vez na região. Registros apontam que nevou por lá em 2012 e em 1985, ano em que a neve foi tão intensa que levou três dias para derreter.

O que favorece a precipitação de neve é a altitude elevada do Parque Nacional de Itataia, que chega a 2.791 metros no Pico das Agulhas Negras. Mas para o fenômeno ocorrer é necessário também que haja nuvens bastante úmidas, além do frio de zero graus ou menos.

O mais provável é que ocorram geadas, que é quando os campos ficam cobertos por cristais de gelo. Enquanto a neve ocorre a partir das nuvens, a geada se forma quando o vapor de água próximo ao chão se congela, formando camadas semelhantes a agulhas.

A geada já ocorreu no final de junho e no início deste mês, no Parque Nacional do Itatiaia, quando foi registrada a temperatura de -14,8º C, na Estação de Campo Belo. Vários turistas fotografaram os campos e caminhos cobertos por cristais de gelo.

Segundo o Climatempo, uma massa de ar frio intensa pode causar a temperatura mais baixa do século no Brasil, com uma sensação térmica de até -25°C em algumas áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A massa de origem polar deve começar entre terça e quarta-feira e se estender até o final da semana. Os meteorologistas dizem que um fenômeno parecido foi registrado e em julho de 2000 e de 2007. Regiões com altitude acima de 1.800 m, como o Morro da Igreja (SC), devem ter sensação térmica entre -20°C e -25°C.


LEIA TAMBÉM:

Sesc RJ Na Estrada visita Itatiaia e mostra o cultivo de cogumelos

Rio de Mãos Dadas, da Fecomércio RJ, já chegou a 18 cidades

Barracões de 14 escolas reabrem na Cidade do Samba