Diário do Porto

Itamaraty lança concurso Gilberto Chateaubriand para jovens artistas

Itamaraty Concurso de Arte Contemporânea foto Vicente de Melo

O concurso Gilberto Chateaubriand selecionará e premiará uma obra de arte, que será incorporada ao acervo institucional do Itamaraty (foto: Itamaraty / Vicente de Melo)

Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para a primeira edição do Concurso Gilberto Chateaubriand de Arte Contemporânea, promovido pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). A iniciativa, que homenageia a memória e o legado do diplomata e colecionador Gilberto Chateaubriand, busca incentivar a arte brasileira produzida por artistas entre 18 e 29 anos, que terão visibilidade ampliada no país e no exterior.

Podem participar artistas brasileiros , amadores ou profissionais. O concurso selecionará e premiará uma obra de arte, que será incorporada ao acervo institucional do Itamaraty. O Edital pode ser acessado aqui.

A iniciativa do Itamaraty integra as celebrações do centenário de nascimento de Gilberto Chateaubriand, que também incluíram a produção do documentário “Diplomacia e arte: a vida de Gilberto Chateaubriand” e a realização da exposição “Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial”, apresentada no MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro).

Além de sua projeção nacional e internacional, Gilberto Chateaubriand manteve uma relação profunda com o Rio de Janeiro, cidade onde viveu e onde consolidou uma das mais relevantes coleções privadas de arte brasileira. Foi na capital fluminense que estabeleceu vínculos duradouros com museus, artistas e curadores. Filho de Assis Chateaubriand, o jornalista e empresário fundador dos Diários Associados e criador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Gilberto herdou do pai o interesse pela arte e pela cultura, mas construiu uma trajetória própria, marcada pela discrição, pelo rigor curatorial e pelo apoio consistente a jovens artistas.

Sua contribuição para a vida cultural brasileira ganhou dimensão institucional quando doou grande parte de sua coleção de arte ao MAM, no Rio de Janeiro, formando um dos mais importantes acervos públicos de arte moderna e contemporânea do país. A doação reforçou o compromisso de Gilberto Chateaubriand com a preservação do patrimônio cultural, o acesso público às artes visuais e a valorização da produção artística brasileira.

Com a realização do Concurso Gilberto Chateaubriand de Arte Contemporânea, o Itamaraty pretende valorizar a cultura, a memória e a diplomacia cultural, além de apoiar jovens talentos da arte nacional.


LEIA TAMBÉM:

Anvisa autoriza testes com a polilaminina contra lesões na medula

Campanha pede o fim da pesca de cerco no Estado do Rio

Maricá inicia 2026 com Tarifa Zero também nas vans

Sair da versão mobile