Inscrições para pós-graduação em Diáspora Africana, no Porto | Diário do Porto


Educação

Inscrições para pós-graduação em Diáspora Africana, no Porto

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) está com inscrições abertas para especialização em Diáspora Africana e Cultura Afro-brasileira

7 de fevereiro de 2020

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) está com inscrições abertas para seu curso de pós-graduação (Foto: DiPo)

Compartilhe essa notícia:


O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), localizado na Gamboa, está com inscrições abertas até 12 de março para o curso de especialização em Diáspora Africana e Cultura Afro-brasileira. Indicado para pessoas já graduadas em História, Arte, Letras, Geografia e áreas similares, a pós-graduação lato-sensu busca dar visibilidade à história e cultura dos povos africanos e seus descendentes.

Criado pelo Instituto e, atualmente, chancelado pela UNICE (União Cearense das Associações de Ensino Superior: UNICE – Ensino Superior), o curso já teve diferentes nomes como “História e Cultura Africanas e Afro-brasileira” e “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. A mudança dos nomes aconteceu pela mudança da chancela das universidades. Como o IPN não é uma escola, se faz necessária a chancela de uma universidade para a validação do certificado. O conteúdo, entretanto, se mantém o mesmo desde seu início, em 2015, e foi todo criado pelo IPN.

Para Wallace Ferreira, membro da coordenação do curso, há diferentes atuações para os profissionais formados no IPN. O perfil dos alunos do curso também é muito variado. Advogados, guias de turismo, professores e funcionários públicos são alguns dos interessados na pós-graduação.


Conheça a luta do Maqua, da Uerj, para salvar os botos da Baía

Pier Mauá agita o Rio de Janeiro em fevereiro

ArtRio cria e-book com dicas para compra de obras de arte


O IPN também oferece a especialização em Turismo Cultural e Patrimônio, que abre suas inscrições em abril. Esse curso tem foco na área portuária, sendo muito procurado por profissionais do setor de Turismo.

Localizado sobre o Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, na Gamboa, local onde eram enterrados os pretos escravizados recém-chegados ao Brasil, o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos é um museu-memorial que estimula diferentes atividades culturais. A inscrição para a pós-graduação deve ser realizada no site da instituição http://pretosnovos.com.br/

Serviço:

Carga horária: 468 horas – 18 meses

Dias e Horários: quinzenal (conforme o cronograma do curso) – sábado das 8h às 17h.

Inscrição: até 12/03/2020

Início das aulas: 28/03/2020

Investimento: 19 parcelas de R$350,00

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 32/34, Rio de Janeiro


/