Inovações fazem cartórios funcionar mesmo com a pandemia | Diário do Porto

Inovação

Inovações fazem cartórios funcionar mesmo com a pandemia

Cartórios como o 15º Ofício de Notas investiram em delivery e drive thru. Apesar das restrições da pandemia, é possível realizar escrituras com segurança

5 de abril de 2021
Atendimento drive thru é opção para resguardar saúde de clientes (Foto: 15º Ofício de Notas / Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


Desde ano passado, é possível ter acesso a uma série de serviços oferecidos pelos cartórios como união estável, divórcio e escrituras de compra e venda de imóveis sem precisar sair de casa. Drive thru, delivery e online são termos que se aplicam, por exemplo, ao dia a dia do 15º Ofício de Notas, com unidades no Centro do Rio e Barra da Tijuca.

Essas inovações fazem os cartórios funcionar, mesmo com as restrições do isolamento social para combater a pandemia da Covid-19. Por ser um serviço essencial e de grande procura, a Corregedoria Nacional de Justiça institui o Sistema de Atos Notariais Eletrônicos, o que, na prática, permite a atividade dos cartórios por meio digital. Em 2020, o 15º Ofício de Notas registrou entre abril e dezembro de 2020, 608 atos totalmente eletrônicos.

“A escritura eletrônica é tão segura como a realizada presencialmente, mas é muito mais rápida. O mundo já é outro com essa pandemia. Todos os serviços experimentaram uma transformação abrupta. Não há mais razão para voltar ao que era antes. As pessoas perceberam que podem fazer muitas coisas de casa e isso vai se traduzir em maior qualidade de vida”, avalia a substituta legal do 15º Ofício de Notas, Michelle Novaes.

Cartórios oferecem serviços drive thru e remoto

Na busca por mais segurança para colaboradores e clientes, o cartório passou a oferecer todos os serviços no sistema drive-thru, na Barra da Tijuca. Basta o cliente dirigir até o estacionamento e um funcionário, com máscara, faz o atendimento. O serviço funciona de segunda a sexta das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h.

O atendimento virtual também favoreceu a vida de alguns casais. Isso porque, como consequência do maior tempo de convívio, o cartório registrou um aumento no número de separações. Em 2020, foram 412 divórcios, contra 335 em 2019 – um aumento de 22%. Já o número de dissoluções de união estável que era de 114, passou para 224. Registrando um crescimento de 96%.


LEIA TAMBÉM

Parque Estadual da Pedra Branca amplia reflorestamento

Açu terá investimento privado em tancagem de petróleo

Prefeitura faz campanha Rio Contra a Fome na vacinação