Igreja de Sant'Ana, relíquia de Paraíba do Sul | Diário do Porto


Turismo

Igreja de Sant’Ana, relíquia de Paraíba do Sul

O Sesc RJ na Estrada vai até Paraíba do Sul e sua história ligada ao período da Inconfidência Mineira. A série, na Band TV, tem patrocínio da Fecomércio e roteiro do DIÁRIO DO PORTO

27 de julho de 2021

Os restos mortais de Tiradentes estão na Igreja de Sant´anna (Fotos: reprodução/internet)

Compartilhe essa notícia:


O Sesc RJ na Estrada foi a Paraíba do Sul para mostrar os segredos da Igreja Sant’Ana da Inconfidência. A Igreja foi erguida em 1852 por escravos no distrito de Inconfidência, também conhecido como Sebollas. O templo é vizinho do museu Tiradentes, que guarda restos mortais do herói da inconfidência mineira.​ Assista ao episódio clicando aqui.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos.

Interior da Igreja Nossa Senhora de Sant’Anna

Município situado na divisa com o estado de Minas Gerais, Paraíba do Sul tem um forte potencial turístico, com circuitos religioso e histórico e tradicionais pontos de visitação.

A cidade está intimamente ligada à história da Inconfidência. Foi lá que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792), viveu durante um ano, período no qual sua insatisfação com a Coroa Portuguesa se intensificou. Ele foi condenado à forca e ao esquartejamento pela Coroa Portuguesa, no século XVIII, no episódio histórico conhecido como Inconfidência Mineira.

A igreja de Nossa Senhora de Sant’Anna deu lugar a um cemitério colonial, em 1740. Trinta anos depois, foi substituída por uma capela na qual foram enterrados alguns despojos de Tiradentes. Na mesma região está o Museu Sacro-Histórico Tiradentes, uma pequena casa, nos arredores da Estrada Imperial, que guarda relíquias do herói nacional. O acervo está distribuído por cinco salas e possui peças como réplicas de fardas do alferes, incluindo a maleta de dentista que ele usava.


LEIA TAMBÉM:

‘Esgotômetro’ revela tragédia do saneamento no país

Rayssa Leal: o skate brilhando mais do que o futebol

Fecomércio RJ lança 2ª edição do Prêmio Visão Consciente

 


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.