Icatu chega ao edifício Aqwa e agita o Porto Maravilha | Diário do Porto


Empresas

Icatu chega ao edifício Aqwa e agita o Porto Maravilha

Com 600 funcionários, Icatu começa a ocupar os 5 andares no Aqwa, sua nova sede. Criada há 30 anos no Rio, a seguradora é líder no país e gere R$ 60 bilhões

29 de junho de 2021

Diretora de Pessoas da Icatu, Camila Asenjo, já está nos novos escritórios no Aqwa (foto: Icatu / Felipe Panfili)

Compartilhe essa notícia:


Quem passa pelas imediações do edifício Aqwa Corporate, no Porto Maravilha, já constata uma maior movimentação de pessoas. É o resultado do início das operações da Icatu, com cerca de 600 funcionários indo diariamente para o trabalho, nos 5 andares que a empresa ocupa no prédio.

O planejamento da Icatu para a ocupação de sua nova sede, no Aqwa, segue os rígidos protocolos de segurança para combater a pandemia de Covid-19. Por isso haverá constante avaliação de cenário, até que se chegue ao quadro de cerca de 2.000 funcionários no edifício.

Segundo Camila Asenjo, diretora de Pessoas da Icatu, “nossa volta ao presencial está acontecendo de forma gradual, estudada e planejada. Mantivemos apenas 50% do espaço ocupado para garantir um distanciamento seguro entre as pessoas e reforçamos a necessidade do uso da máscara no horário do expediente”.

A limpeza dos ambientes durante o dia também foi reforçada e, ao final do trabalho, toda a empresa passa por um processo de desinfecção. Além disso, a Icatu está disponibilizando um reembolso de parte das despesas de deslocamento dos funcionários, para que sejam evitadas aglomerações no transporte público. “As reuniões virtuais estão sendo priorizadas para que as salas de reunião não ultrapassem a ocupação máxima de metade das cadeiras”, completou Camila.

A Icatu, que nasceu há 30 anos no Rio, é a maior seguradora independente do Brasil, com capital 100% nacional, administrando ativos e recursos de terceiros que ultrapassam R$ 60 bilhões. Atua em todo o país, com 38 filiais e mais de 8 milhões de contratos ativos.

Icatu escolheu o Aqwa por sua certificação ambiental

A empresa ocupa os 5 andares mais altos do edifício, contando com um hall de elevadores e recepção próprios, somando 18.350m² de área total. O novo escritório, segundo a Icatu, atende às demandas de crescimento da companhia para os próximos 15 anos. Para escolher o Aqwa, a seguradora levou em consideração que o prédio foi construído para garantir eficiência no uso de recursos como água, energia e iluminação natural, possuindo a Certificação Leed ® GOLD.

Segundo a direção da empresa, a transferência da matriz da Icatu para a região do Porto Maravilha representa a confiança da companhia na cidade.

O AQWA Corporate é considerado um dos edifícios mais modernos do Rio e foi desenvolvido pela Tishman Speyer. Único projeto do escritório de arquitetura Foster+Partners no Brasil, o complexo fica em um terreno de 19 mil m² na Via Binário, com acesso à rede de transportes (ônibus, metrô e VLT).

“A região do Porto Maravilha é o eixo mais moderno de desenvolvimento da cidade, que certamente continuará atraindo grandes companhias, de diferentes segmentos”, afirma o presidente da Tishman Speyer, Daniel Cherman.


LEIA TAMBÉM:

Centro do Rio reage. Bar Luiz e Rio Scenarium estão de volta

“A gente precisa resgatar o Aeroporto do Galeão”

Museu do Amanhã é finalista do Oscar dos Museus