IBGE divulga dados do teste do Censo em Paquetá | Diário do Porto


Sociedade

IBGE divulga dados do teste do Censo em Paquetá

Paquetá foi escolhida para ser a primeira localidade brasileira a testar modelo do novo Censo 2022. Ilha tem 85% da população completamente imunizada

19 de outubro de 2021

Moradora atende recenseadora para teste do Censo 2022 (Agência IBGE Notícias)

Compartilhe essa notícia:


O IBGE encerrou as atividades do primeiro teste de campo para o Censo 2022, realizado na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Agora o Instituto está apresentando dados preliminares da operação desenvolvida desde setembro, como o número de domicílios, o total da população por sexo e a pirâmide etária da localidade. Paquetá foi escolhida, porque mais de 85% da sua população já estava imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

“O teste de Paquetá foi um sucesso na medida em que nos permitiu observar várias questões técnicas, de modo a tirar dúvidas e constatar tendências. Vimos, por exemplo, que, com o alto índice de vacinação na Ilha, os moradores mostraram preferência absoluta pela entrevista presencial. Para o Censo em 2022, mantemos o compromisso de oferecer à sociedade, para a escolha e conveniência dela, alternativas promovendo a modalidade de autopreenchimento do questionário pela internet, notadamente para o caso dos domicílios em que o recenseador tenha dificuldades de acesso aos residentes”, disse o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto.

O IBGE fará novos testes, em maior escala, em todos os estados e no Distrito Federal a partir do dia 4 de novembro. No estado do Rio, o município de Engenheiro Paulo de Frontin receberá os recenseadores. Também serão visitados localidades em Nova Iguaçu (RJ) e em territórios indígenas e quilombolas em Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ)

A população total recenseada em Paquetá foi de 3.612 pessoas, sendo 1.677 (46,4%) do sexo masculino e 1.935 (53,6%) do sexo feminino. Foram realizadas 1.522 entrevistas, sendo 1.007 (66,2%) a partir do questionário básico e 515 (33,8%) pelo questionário da amostra, mais detalhado. O IBGE lançou mão de três modalidades de preenchimento dos questionários: presencial (96,3%), por internet (0,9%) e por telefone (0,9%).

Em cerca de 2% dos domicílios particulares permanentes de Paquetá não foi possível realizar a entrevista com os moradores, seja por dificuldades em encontrá-los (0,8%) ou por recusas (1,2%).


LEIA TAMBÉM:

Sesc RJ Na Estrada visita parque eólico em São Francisco do Itabapoana

CC Justiça Federal faz curso para cinema e audiovisual

Colapso na Mobilidade Urbana é tema de debate na Associação Comercial


Paquetá é evento-teste para Censo 2022

O teste começou no dia 1º de setembro, com a Pesquisa Urbanística do Entorno. O recenseamento de casa em casa foi realizado entre 6 e 24 de setembro, mobilizando diretamente 16 técnicos do Instituto, 12 deles atuando como recenseadores. Em seguida veio a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avaliou a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário.

A operação em Paquetá colocou à prova, em campo, os sistemas e equipamentos que serão utilizados no Censo do ano que vem, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos). A operação também serviu para avaliar o modelo de testes para uso nas demais 26 unidades estaduais do IBGE, em novembro.