Diário do Porto

Hotéis da Região dos Lagos e Costa Verde têm 90% de ocupação

Praia do Forte , em Cabo Frio

Hotéis em Cabo Frio estão quase todos lotados (foto: Praia do Forte / Divulgação)

No período do Carnaval, os hotéis dos destinos litorâneos do Estado do Rio estão entre os mais procurados por quem quer aproveitar as folgas para viajar. É o caso de cidades como Paraty e Angra dos Reis, na Costa Verde; e Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Estas localizações já têm mais de 90% dos quartos ocupados, o que pode chegar a 100% durante os dias de festa.

Essa é a projeção da Associação de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ), cujos dados apontam pelo menos 15 cidades fluminenses com taxas de ocupação acima de 85% até a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 22.


LEIA TAMBÉM:

Três passeios para praticar o turismo de vizinhança, no Rio

Reflexões sobre autoritarismo, tabus e doença mental

Camarote Favela terá Frente Parlamentar do Samba e Carnaval


Hotéis comemoram recuperação

No primeiro Carnaval pós-pandemia, a rede hoteleira celebra retomada do movimento. O planejamento, no entanto, vai além da hospedagem. Para a viagem do Rio a Paraty, por exemplo, que demora 4h30 de carro em condições normais, devem ser avaliadas as condições das estradas, que têm sofrido muito com as chuvas. Geralmente, com tempo bom, a melhor rota é pela BR-101, que acompanha o litoral com vistas deslumbrantes. Já para Arraial do Cabo, a viagem costuma durar cerca de 3h, com exceção dos dias de grandes congestionamentos, o que exige se informar sobre os melhores horários para pegar a estrada. Ambos os trajetos oferecem muitas opções de ônibus, saindo da Rodoviária do Rio.

Outros destinos, para o público que quer fugir da agitação e prefere a tranquilidade, também estão em alta. Segundo a ABIH-RJ, cidades das regiões Serrana e do Centro-Sul fluminense também têm ocupação acima dos 85%. Itatiaia e Miguel Pereira, por exemplo, superam essa média e geram grandes expectativas para o feriado.

Sair da versão mobile