Cidadania

Hospital Pedro Ernesto precisa de doações de sangue

Com perda de 60% de doações, Banco de Sangue do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, cria esquema especial para doadores durante a quarentena

6 de maio de 2020
Banco de sangue da UERJ está funcionando abaixo de sua capacidade desde o início da quarentena. (Foto: Reprodução / UERJ)

Compartilhe essa notícia:


O banco de sangue do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) está em estado de atenção e precisa urgentemente de doações, para manutenção de seu estoque. Com a crise da Covid-19, a necessidade aumentou e as doações diminuíram, como reflexo da quarentena. Um esquema especial foi criado para que os doadores retornem e se mantenham seguros contra o novo coronavírus.

Com o atendimento aos pacientes internados e às cirurgias de urgência, o consumo de sangue do hospital teve aumento de 30%. Nesse período de isolamento social, a queda no número de doadores chegou a 60%. O estoque disponível ficou reduzido para apenas 3 dias de atendimento.

O esquema especial para os doadores faz com que fiquem isolados da triagem até a coleta, com entrada e saída exclusiva, sem contato com pacientes ou visitantes do hospital.

Orientações

Os doadores também recebem orientações e informações do serviço de hemoterapia, que visam reduzir a preocupação em relação à doação de sangue e aos riscos de contágio pelo coronavírus. Segundo o HUPE:

  • Até o momento, não há evidências de transmissão de coronavírus pela doação ou transfusão de sangue.
  • O local de triagem, coleta e lanche, está devidamente limpo e higienizado.
  • O doador deve lavar as mãos com água e sabão ao entrar, antes de lanchar e ao sair do local.
  • Distância mínima de 1 metro entre pessoas, sem apertos de mãos e abraços.

O procedimento para a doação de sangue leva cerca de 50 minutos.

Para evitar aglomerações o Hupe está fazendo agendamento de horários pelo telefone (21) 2868-8134. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel.


LEIA MAIS

Governo do Rio pode atrasar salários a partir de setembro

Prosseguem as obras da nova sede da Caixa Econômica, no Porto

Viações oferecem descontos em viagens de ônibus pós-pandemia