Para continuar a salvar vidas em vários hospitais do Estado do Rio de Janeiro, em meio à pandemia do novo coronavírus, o Hemorio lança a partir desta segunda (12/04) a campanha Viagem Solidária, com o apoio de empresas de aplicativos de transportes.
Até o dia 30 de abril, a 99 e a Uber vão oferecer até R$ 30 de descontos em 2 viagens que tenham como ponto de destino ou de origem o Hemorio, no Centro da cidade. Basta utilizar o código DOESANGUE99 ou UBERHEMORIOABRIL. O objetivo é facilitar a ida e volta dos doadores, evitando a exposição em ambientes externos ou aglomerações.
“Garantir a segurança do doador é palavra de ordem para nós e essa campanha busca reforçar isso facilitando o caminho até o Hemorio. Espero que a população entenda a necessidade de participar e salvar vidas nesse momento tão delicado para nossa cidade”, conta o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Esta é a segunda vez que as empresas participam da campanha para aumentar as doações de sangue durante a pandemia da Covid-19. Em 2020, só pela 99, mais de 5 mil corridas gratuitas foram realizadas tendo o Hemorio como destino.
Hemorio vê queda nas doações durante a pandemia
O avanço da Covid-19 e as novas restrições, que reduziram o comércio e serviços e a circulação de pessoas nas ruas, impactaram fortemente as doações de sangue. O Hemorio alerta para o desabastecimento de diversos tipos sanguíneos, principalmente os de Rh positivo (A+, B+, O+).
Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do Estado do Rio. Para uma situação regular, é necessário que conte com pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. Mas em 2020 a queda nas doações de sangue chegou a 3 mil bolsas.
Segundo Amorim, o hemocentro é higienizado sistematicamente e todos os colaboradores são instruídos sobre o uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual), independentemente dos setores em que atuam. Além disso, o distanciamento social é aplicado rigorosamente e, para evitar aglomerações, um canal para agendamento das doações de sangue foi criado via Disque Sangue (0800-282-0708).

Hemorio em Casa faz coleta em condomínios
Também para aumentar as doações de sangue durante o isolamento, foi lançada a ação “Hemorio em Casa”. Equipes vão até os salões de festa de condomínios com pelo menos 500 moradores em idade adequada para doar. É fundamental que o espaço tenha pelo menos 80m2, esteja localizado na área térrea e possua refrigeração.
Durante a ação, o doador é orientado a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado via whatsapp ou interfone, evitando aglomerações, o uso de transportes públicos e a exposição prolongada em ambientes externos.
Os síndicos de condomínios interessados em garantir mais doações de sangue para o hemocentro e que possuam a estrutura e o número adequados de moradores podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br
Saiba quem pode doar na pandemia
Para fazer doações de sangue é necessário:
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito);
- apresentar documento de identidade;
- pesar mais de 50 quilos;
- estar alimentado,
- evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para HIV e outras ISTs;
- não ser usuário de drogas;
- não estar grávida nem amamentando.
Onde doar – O Hemorio funciona na Rua Frei Caneca 8 – Centro do Rio. Seguindo @hemorio no Instagram e no Facebook é possível ver mais detalhes e saber como realizar doações de sangue. Também é possível receber orientações pelo Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo 0800 282 0708.
LEIA TAMBÉM:
Uber leva de graça ao Hemorio para doações de sangue
Comércio precisa de apoio para sobreviver a isolamento
Gama Filho será de novo escola, com apoio da Fecomércio e Sebrae