Imóveis

Guia do Mercado Imobiliário orienta quem quer investir em imóveis

Publicação é um e-book gratuito, divulgado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Mercado imobiliário é visto como opção atrativa

15 de junho de 2020
O engenheiro Ricardo Ramos é o autor do Guia do Mercado Imobiliário, para interessados em investir em imóveis (foto: CBIC / Dudu Leal)

Compartilhe essa notícia:


A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) está divulgando em seu site um e-book que orienta pessoas interessadas em investir em imóveis, o Guia do Mercado Imobiliário, considerando que o momento é positivo para esse tipo de investimento.

Entre as recomendações da publicação estão considerar os custos de escrituras, correção pela inflação, mobília das unidades, além de despesas com vendas (marketing e comissão).

Também valor de condomínio e IPTU, no período em que o imóvel estará no nome do investidor; Imposto de Renda sobre ganho de capital, custo com cessão de direitos (em casos de venda durante a planta) e despesas de análise de financiamentos.

Mercado Imobiliário atrai pela segurança

O Guia do Mercado Imobiliário foi elaborado pelo engenheiro Ricardo de Araújo Ramos, diretor do Sinduscom Vales (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e das Regiões dos Vales do Sinos), do Rio Grande do Sul.

De acordo com Ramos, o grande atrativo dos investimentos imobiliários é a segurança. “Isso ocorre especialmente em comparação a outros investimentos variáveis, como as ações, que oscilam bastante na bolsa, com sua característica de volatilidade muito alta. E como a renda fixa, com sua rentabilidade cada vez mais baixa, puxada pela redução das taxas de juros no Brasil”.


LEIA MAIS:

Concessionária não cuida mais dos túneis do Porto e cobra 1 bilhão

Mondial de la Bière será em novembro no Píer Mauá

Schalom Grimberg, da SIG, fala sobre o futuro do Hotel Glória


O engenheiro diz que, historicamente, o mercado imobiliário sempre permitiu um alto grau de confiança, por tratar com bens físicos, enquanto aplicações financeiras não têm a mesma solidez e segurança.

Para ele, o investidor no mercado imobiliário deve sempre optar por fazer compras de empresas consolidadas. Isso exige levar em consideração questões como seguros da obra, contabilidade separada por empreendimento, capacidade e estrutura financeira, que permitam a empresa construtora ir até o final da obra.

Como obter o Guia do Mercado Imobiliário

Ramos também recomenda atenção a questões comerciais como: venda para o mercado somente após registro de incorporação; desenvolvimento de produtos com foco em atender as demandas do cliente; estar atento às novas ferramentas de vendas, que potencializam resultados.

Para obter o e-book gratuitamente, é preciso preencher um cadastro da empresa Chwartzmann Construções e Incorporações, para a qual Ramos produziu a publicação, no link a seguir: Guia do Mercado Imobiliário