Começou o processo seletivo para a nova Força Municipal de Segurança do Rio, conhecida como Guarda Armada. Nessa 1ª fase, apenas guardas municipais estão participando do processo. O teste de aptidão física dos 900 candidatos foi realizado na Vila Militar, em Deodoro. Apenas 393 foram considerados aptos, ou seja, menos da metade dos participantes.
Para os candidatos, são exigidos:
- 3 flexões de braço na barra fixa em até um minuto;
- 36 flexões abdominais em até um minuto;
- Corrida de 2,4 km em até 12 minutos.
Para as candidatas:
- Suspensão na barra fixa por 8 segundos;
- 26 flexões abdominais em até um minuto;
- Corrida de 2 km em até 12 minutos.
Além do exame físico, o processo seletivo ainda inclui exames toxicológicos, avaliação psicológica e investigação social. Apesar da alta taxa de reprovação, a prefeitura afirma que o cronograma será mantido.
O processo de seleção também foi alvo de críticas por parte da categoria. Para o porta-voz da Associação de Defesa e Amparo dos Guardas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro, Jones Moura, o edital ignora as condições físicas e de saúde dos servidores em atividade.
“O edital veio trazendo requisitos que não condizem com a idade dos GMs, com a capacidade física desses servidores que trabalham num serviço em que não se cuida da saúde mental, física desses agentes”, afirmou ele ao G1.