Green Rio 2021 debate bioeconomia na América Latina | Diário do Porto


Sustentabilidade

Green Rio 2021 debate bioeconomia na América Latina

Evento híbrido e gratuito na Marina da Glória discute papel do Brasil como país estratégico no cenário da bioeconomia mundial

23 de novembro de 2021

Pesquisa do Sebrae aponta que 44% dos empreendedores acreditam que alta do custo dos insumos pode atrapalhar retomada econômica (divulgação/Green Rio)

Compartilhe essa notícia:


Importante evento para consolidar o Brasil como um país estratégico no cenário da bioeconomia mundial, o Green Rio está de volta após a pausa forçada pela pandemia em 2020. Entre os dias 25 e 27 de novembro, o público que visitar a Marina da Glória poderá conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável além de acompanhar as conferências com palestrantes do Brasil e de outros países.

Em sua nona edição, o evento dará enfoque a dois temas: a Bioeconomia na América Latina e a Amazônia, com olhar voltado principalmente para as cooperativas da socio biodiversidade, que estarão presentes no evento com apoio da cooperação MAPA-GIZ

Nesta edição serão apresentados os resultados da chamada conjunta anunciada no durante o Green Rio Online 2020. Foram selecionados os seguintes projetos: desenvolvimento de biocorantes amazônicos a partir de recursos renováveis para coloração industrial de bioplímeros; extratos microencapsulados de lúpulo como aditivos alimentares para a produção sustentável de aves; desenvolvimento da cadeia de valor da macaúba para a bioeconomia global, baseado no uso sustentável da biodiversidade local  e plantas nativas brasileiras como fonte de matéria prima inovadora para uso agrícola sustentável e cosmético, contribuindo para bioeconomia aprimorada

Estes  projetos serão apresentados durante o Workshop por representantes das instituições selecionadas.

O evento também servirá de palco para lançamento do portal Bioeconomia SENAI CETIQT, que tem o objetivo de ser o ponto de encontro, de disseminação e de realização de negócios de forma a incrementar a bioeconomia no país. De acordo com dados do SENAI, a bioeconomia pode somar até U$ 53 Bi ao PIB e 217 mil postos de trabalho nas próximas duas décadas.

O SEBRAE/RJ marcará presença no Green Rio por meio de startups selecionadas para o evento. As biostartups participantes desenvolvem soluções sustentáveis para agronegócios, alimentos, bebidas, cosméticos, moda, construção civil, energia e meio ambiente. Já o Sebrae/AM traz nove empresários com produtos da biodiversidade da Amazônia.

A Fiocruz vai abrir espaço para saúde planetária e mostrará projetos sobre plantas medicinais e fitoterápicas com a participação da agricultura familiar. A Finep, agência pública que financia a inovação, também terá seu estande.

Plataforma Green Rio Online

Green Rio irá lançar durante o evento a nova plataforma Green Rio Online. Haverá um showcase, que são seções em português e inglês contendo conteúdo e multimídia de mais de 40 empresas e instituições diversas do Green Rio.

Além disso, será possível acompanhar a transmissão das palestras com tradução simultânea pela plataforma, cujo acesso também será gratuito.

Programação do Green Rio 2021

25 de novembro de 2021

10h – Cerimônia de Abertura

11h – Lançamento portal Bioeconomia SENAI

11h30min – Cooperativismo e Agenda ESG1

14h – Bioeconomia na América Latina e no Caribe

15h– Bioeconomia, Inovação e Produção Sustentável

16h – ESG e Internacionalização

16h50 – Painel Associação Brasileira de Bionovação (ABBI)

Dia 26 de novembro – 6ª feira – Manhã

10h às 13h30min- German-brazilian bioeconomy workshop

Dia 26 de novembrotarde

14h – Bioeconomia / Amazônia

15h – Painel Orgânicos e Carbono

16h – Integração dos Sistemas Alimentares Tradicionais da América Latina

16h50min – Alimentação Escolar na América Latina

Dia 27 de novembro

10h – School Project SELEA 21

– Dinamarca

– Brasil

– China

11h – Mesa Brasil-Mesa no Campo- SESC RJ

12h – Contagem regressiva para Rio+30

14h – Biodiversidade e Saúde Planetária

15h– Bioeconomia / Desenvolvimento Regional

16h– Rio de Janeiro – Agricultura, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável

Mais informações: www.greenrio.com.br

 


/