Green Rio 2021 debate bioeconomia na América Latina | Diário do Porto


Sustentabilidade

Green Rio 2021 debate bioeconomia na América Latina

Evento híbrido e gratuito na Marina da Glória discute papel do Brasil como país estratégico no cenário da bioeconomia mundial

23 de novembro de 2021

Sebrae Rio apresentará startups que desenvolvem soluções para negócios sustentáveis (divulgação/Green Rio)

Compartilhe essa notícia:


Importante evento para consolidar o Brasil como um país estratégico no cenário da bioeconomia mundial, o Green Rio está de volta após a pausa forçada pela pandemia em 2020. Entre os dias 25 e 27 de novembro, o público que visitar a Marina da Glória poderá conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável além de acompanhar as conferências com palestrantes do Brasil e de outros países.

Em sua nona edição, o evento dará enfoque a dois temas: a Bioeconomia na América Latina e a Amazônia, com olhar voltado principalmente para as cooperativas da socio biodiversidade, que estarão presentes no evento com apoio da cooperação MAPA-GIZ

Nesta edição serão apresentados os resultados da chamada conjunta anunciada no durante o Green Rio Online 2020. Foram selecionados os seguintes projetos: desenvolvimento de biocorantes amazônicos a partir de recursos renováveis para coloração industrial de bioplímeros; extratos microencapsulados de lúpulo como aditivos alimentares para a produção sustentável de aves; desenvolvimento da cadeia de valor da macaúba para a bioeconomia global, baseado no uso sustentável da biodiversidade local e plantas nativas brasileiras como fonte de matéria prima inovadora para uso agrícola sustentável e cosmético, contribuindo para bioeconomia aprimorada

Estes projetos serão apresentados durante o Workshop por representantes das instituições selecionadas.

O evento também servirá de palco para lançamento do portal Bioeconomia SENAI CETIQT, que tem o objetivo de ser o ponto de encontro, de disseminação e de realização de negócios de forma a incrementar a bioeconomia no país. De acordo com dados do SENAI, a bioeconomia pode somar até U$ 53 Bi ao PIB e 217 mil postos de trabalho nas próximas duas décadas.

O SEBRAE/RJ marcará presença no Green Rio por meio de startups selecionadas para o evento. As biostartups participantes desenvolvem soluções sustentáveis para agronegócios, alimentos, bebidas, cosméticos, moda, construção civil, energia e meio ambiente. Já o Sebrae/AM traz nove empresários com produtos da biodiversidade da Amazônia.

A Fiocruz vai abrir espaço para saúde planetária e mostrará projetos sobre plantas medicinais e fitoterápicas com a participação da agricultura familiar. A Finep, agência pública que financia a inovação, também terá seu estande.

Plataforma Green Rio Online

Green Rio irá lançar durante o evento a nova plataforma Green Rio Online. Haverá um showcase, que são seções em português e inglês contendo conteúdo e multimídia de mais de 40 empresas e instituições diversas do Green Rio.

Além disso, será possível acompanhar a transmissão das palestras com tradução simultânea pela plataforma, cujo acesso também será gratuito.

Programação do Green Rio 2021

25 de novembro de 2021

10h – Cerimônia de Abertura

11h – Lançamento portal Bioeconomia SENAI

11h30min – Cooperativismo e Agenda ESG1

14h – Bioeconomia na América Latina e no Caribe

15h– Bioeconomia, Inovação e Produção Sustentável

16h – ESG e Internacionalização

16h50 – Painel Associação Brasileira de Bionovação (ABBI)

Dia 26 de novembro – 6ª feira – Manhã

10h às 13h30min- German-brazilian bioeconomy workshop

Dia 26 de novembrotarde

14h – Bioeconomia / Amazônia

15h – Painel Orgânicos e Carbono

16h – Integração dos Sistemas Alimentares Tradicionais da América Latina

16h50min – Alimentação Escolar na América Latina

Dia 27 de novembro

10h – School Project SELEA 21

– Dinamarca

– Brasil

– China

11h – Mesa Brasil-Mesa no Campo- SESC RJ

12h – Contagem regressiva para Rio+30

14h – Biodiversidade e Saúde Planetária

15h– Bioeconomia / Desenvolvimento Regional

16h– Rio de Janeiro – Agricultura, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável

Mais informações: www.greenrio.com.br