Varejo em alta: grandes redes apostam no Estado do Rio | Diário do Porto

Comércio

Varejo em alta: grandes redes apostam no Estado do Rio

Além da Magalu, gigante do varejo que abre 50 lojas físicas no RJ, e da tradicional Pernambucanas, que prevê mais 60, carioca Venancio anuncia 30 em 2 anos

22 de julho de 2021


Fachada da loja Pernambucanas de Nilópolis, uma das que foram inauguradas este ano (Foto: Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


O comércio do Rio de Janeiro está ganhando uma injeção de ânimo nas ruas e nos shopping centers, reaquecido pela entrada de grandes redes, como o Magazine Luiza (Magalu), e a expansão de marcas como Pernambucanas. Impulsionada pelo crescimento do setor de saúde, a carioca Drogaria Venancio, nona rede de farmácias do país, segundo o ranking da Abrafarma, anunciou que abrirá 30 novas lojas nos próximos dois anos.

Somente a Pernambucanas, uma das mais antigas redes do varejo brasileiro, investirá mais de R$ 240 milhões e vai gerar mais de 1.500 empregos diretos e outros cerca de 6.000 indiretos em 60 lojas este ano. Trinta foram abertas no primeiro semestre. “Acreditamos muito no potencial do Rio de Janeiro. A receptividade dos cariocas e a conexão com nossa marca têm sido muito grandes, o que nos motiva a continuarmos fortemente comprometidos com o nosso plano de expansão na região”, comenta Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Outra gigante do varejo Magalu prevê abrir pelo menos 50 lojas físicas até do fim deste ano, que se integram ao ecossistema da rede, composto ainda por site, SuperApp e um marketplace com quase 50 mil produtos. A previsão é que os novos empreendimentos gerem em torno de 3 mil empregos. A primeira leva de 23 lojas físicas da Magalu já abriu as portas na capital e em diversos outros municípios, como Niterói, Petrópolis, Belford Roxo e Campos dos Goytacazes. No Centro do Rio, a Magalu fica na Rua Uruguaiana 118, Loja A.


LEIA TAMBÉM

Fecomércio RJ aponta otimismo entre os comerciantes

Magalu prepara ‘desembarque’ no RJ com 50 lojas

Shopping Boulevard Maricá abre com Pernambucanas


Venancio terá 2ª usina de energia solar no RJ

A informação sobre a expansão da DrogariaVenancio foi dada nesta semana por executivos do grupo em reunião com representantes do Governo do Estado. A rede de varejo conta com 4 mil colaboradores e 93 lojas espalhadas por diferentes bairros da cidade e em municípios como Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Petrópolis (Itaipava). Em abril, foi inaugurada a primeira usina de geração de energia solar da empresa em Barra do Piraí. Com capacidade de capturar 918 toneladas de CO2, o equivalente ao consumo elétrico de 4 mil residências, a usina irá gerar energia para suprir inicialmente 50 lojas físicas.

“Somos uma empresa do Rio de Janeiro e vamos investir toda nossa força e recursos no estado. Estamos com o projeto pronto da segunda unidade de geração de energia”, disse Armando Ahmed, presidente da rede. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, comemorou o anúncio: “Esses investimentos são uma demonstração de confiança no Rio de Janeiro. Essa é uma ótima notícia e um fato muito importante, um grupo carioca que quer e está investindo no estado.”

Gigante do varejo amplia centro de distribuição

Magazine Luiza (Magalu) chega com força ao estado e promete abrir 50 lojas até o fim de 2021 (Foto: Divulgação)

Além das 50 lojas físicas, o Magazine Luiza vai ampliar sua operação logística no RJ, com a ampliação do seu centro de distribuição em Xerém, Duque de Caxias, dos atuais 30 mil metros quadrados para 80 mil até o fim de 2021, aumentando de 300 para 800 os postos de trabalho. A entrega em uma hora deve começar a ser feita no Rio de Janeiro no terceiro trimestre – atualmente, 50% das entregas ocorrem em até 24 horas. Ainda em 2021, as cidades fluminenses passarão a contar com o fortalecimento local da operação da Logbee, o que deve beneficiar motoristas de utilitários, carros de passeio e motos.

A rede de varejo também quer intensificar o Parceiro Magalu, projeto que contribui para a digitalização de milhares de pequenos varejistas, até então 100% analógicos, que passaram a vender pela internet para todo o país. As lojas físicas permitem que esse pequeno seller use a rota logística criada para atender às lojas do Magalu, que podem ser usadas como ponto de entrega e coleta dos produtos. A Magalu também anunciou que fará a digitalização dos espaços públicos da cidade, com, por exemplo, reformas e disponibilização de rede wifi em grandes centros.

Tradicional no varejo, Pernambucanas se moderniza

Fachada da loja Pernambucanas no primeiro shopping de Maricá, uma das 30 abertas no primeiro semestre (Foto: Divulgação)

A Pernambucanas totalizou em junho 30 unidades abertas no Estado do Rio – incluindo Shopping Maricá, Bangu (Centro), Park Shopping Campo Grande e Nilópolis. Estão previstas unidades no Shopping Boulevard Rio, Taquara, Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), Shopping Santa Cruz, Shopping Jardim Guadalupe, Madureira Shopping, Cabo Frio, Shopping Boulevard Campos, Rio das Ostras, Resende, Copacabana, entre outras. Somando 427 unidades no Brasil, a marca tradicional do varejo chegou recentemente às regiões Norte e Nordeste do país, consolidando o plano de nacionalização da marca.

“Estamos levando às novas lojas todas as inovações já bastante conhecidas nas demais lojas no país, e que tem possibilitado uma experiência de compra realmente diferenciada”, diz Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas. Alinhada à experiência Fígital, que integra o físico com o digital, a rede disponibiliza em todas as unidades o sistema “Clique e Retire”. Os clientes compram pelo site ou aplicativo da marca e retiram na própria loja, sem custo de frete. Ou realizam a compra por Whatsapp, também com retirada na loja, em apenas 2 horas. Já as Sacolas e Cupons de Descontos integram o aplicativo às lojas físicas.