Governo promete melhorar estradas do Rio | Diário do Porto


Infraestrutura

Governo promete melhorar estradas do Rio

Estradas de 89 municípios terão R$ 150 milhões para reparos e conservação. Serão contratados trabalhadores locais, para amenizar o desemprego na pandemia

8 de abril de 2021

Estradas que cortam 89 dos 92 municípios fluminenses receberão obras de melhorias financiadas pelo Governo do Estado (Foto: Divulgação DER-RJ)

Compartilhe essa notícia:


Mesmo com as restrições orçamentárias, o Governo do Estado do Rio está destinando R$ 150 milhões para reformas e manutenção em estradas que beneficiam 89 dos 92 municípios fluminenses. Com a verba, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promete investir em obras que contratem mão de obra dos próprios locais, como forma de amenizar o desemprego.

“Precisamos investir em todos os municípios do Estado do Rio. Os convênios significam mais do que colocar asfalto, é uma questão de dignidade. As obras nas principais vias municipais ajudam também no desenvolvimento das regiões. A boa estrutura atrai empresas, que geram emprego e renda e combatem a pobreza, uma das maiores consequências da pandemia da Covid-19”, ressaltou o governador em exercício, Cláudio Castro.

Nesta sexta-feira (9), serão realizadas as assinaturas de convênios com 13 cidades do Norte, Região dos Lagos e Noroeste: Araruama, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São João da Barra e Varre e Sai.

Na próxima semana, as cidades de Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Duas Barras, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes também serão beneficiadas.

Baixada, Médio-Paraíba e Costa Verde já beneficiadas

A primeira rodada de cidades contempladas aconteceu na quarta-feira (7). O pacote incluiu municípios da Baixada Fluminense, Centro-Sul, Costa Verde e Médio Paraíba: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Paracambi, Paty do Alferes, Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty, Itaguaí, Barra do Piraí, Barra Mansa e Itatiaia.

Nesta quinta-feira (8), mais 13 convênios foram assinados com municípios das regiões Serrana, Sul Fluminense, Médio Paraíba e Noroeste para obras de infraestrutura viária. Desta vez, foram contemplados os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, São José do Vale do Rio Preto, Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Italva, Itaperuna e Laje do Muriaé.

Mão de obra contratada por prefeituras

A contratação de mão de obra será feita diretamente pelas prefeituras que estão assinando os convênios com o Governo do Estado. O objetivo é gerar empregos localmente, como forma de amenizar o desemprego e a crise econômica agravados pela pandemia de Covid-19.

“As cidades terão que apresentar ao DER um plano de trabalho e nós vamos disponibilizar todo o material necessário para as obras de revitalização das estradas”, afirma o secretário de Estado das Cidades, Uruan Cintra.

O presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza, afirmou que o órgão acompanhará a execução das obras e poderá também ajudar no plano de trabalho. “Os fiscais do DER passarão pelas cidades para conferir o que estará sendo feito nas estradas. Estamos à disposição das prefeituras para ajudar neste convênio”, ressaltou.

Prefeitos destacam importância do convênio

Os prefeitos ressaltaram a importância do convênio para as cidades do interior, pois além de restaurar trechos de estradas que estão degradados há também a geração de emprego e renda, que dinamiza de forma imediata as economias dos municípios, com o aumento do consumo no comércio local.

Para o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, o trabalho de parceria entre o Governo do Estado e os municípios será importante para diminuir os efeitos negativos da crise econômica e sanitária. “Isso mostra a dedicação que o Estado está tendo com as demais regiões do Rio de Janeiro, além da capital, principalmente neste momento em que as cidades passam por dificuldades em meio à pandemia”, disse Jordão.

“Estamos vendo que o Estado está mais próximo do interior. A cidade de Italva nunca viu o governo tão perto como está agora. Isso é importante e falo não somente desta ação junto com o DER, mas outras que o município vem recebendo nos últimos meses”, ressaltou o prefeito de Italva, Léo Pelanca.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, adiantou onde vai realizar as obras do convênio com o DER. “Vamos melhorar a estrada que liga Piabas ao distrito de Conservatória, trecho que está no roteiro do turismo. Além disso, o material também será aplicado em todas as rodovias estaduais que cortam o nosso município”, afirmou.

“Os municípios estão em uma situação muito difícil, principalmente nesta pandemia. Este gesto de parceria do Governo do Estado, por meio do DER-RJ, com as prefeituras representa uma esperança. Bom saber que não estamos sozinhos e temos o Estado ao nosso lado”, disse o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda.

Com Secom GovRJ


LEIA TAMBÉM:

Comércio precisa de apoio para sobreviver a isolamento

RIOgaleão, maldade ou burrice? Os passos para sua revitalização

A Noite tem venda adiada para 30/4