Governo e Fecomércio RJ lançam o programa Palácios do Povo | Diário do Porto


Programação

Governo e Fecomércio RJ lançam o programa Palácios do Povo

O programa Palácios do Povo abre para visitação os palácios Guanabara e das Laranjeiras, com visitas guiadas por alunos do Senac-RJ, a partir de sábado, 6/3

3 de março de 2021

Além do tour, o Palácio Guanabara também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira (Foto: Divulgação/Governo do RJ)

Compartilhe essa notícia:


A partir do próximo sábado (6), os palácios Guanabara e das Laranjeiras, ambos sedes do Governo do Estado, entram para o roteiro de programação cultural do Rio de Janeiro e abrem suas portas para moradores e turistas. A nova opção de lazer faz parte do programa Palácios do Povo, uma parceria do Governo estadual com a Fecomércio-RJ. 

As visitas acontecerão aos sábados, das 9h às 17h. Os passeios pelos palácios terão duração de 40 minutos a uma hora e serão guiados por alunos e instrutores do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ.

Para agendar a visita, basta acessar o portal on-line. Pela plataforma também é possível realizar um tour virtual pelos espaços históricos dos palácios. O governo afirma que está desenvolvendo ainda um aplicativo para celulares.

“Abrir as portas dos palácios para a população e visitantes de outros estados e países é aproximar todos da história do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Vamos fortalecer a parceria com a Fecomércio-RJ para ampliar o programa e disponibilizar mais dias de visitação nos próximos meses, porque os palácios são do povo”, afirmou o governador em exercício, Cláudio Castro.


LEIA TAMBÉM

Nissan faz novos investimentos na fábrica de Resende

Patentes: ameaça à nossa segurança jurídica

Orla carioca ganha exposição com imagens do Rio Antigo


Roteiro Histórico

No Palácio das Laranjeiras, as visitas serão apenas guiadas e cada grupo pode ter até 20 pessoas. O passeio inclui o  Salão Luis XIV e a Sala de Música com o famoso piano inspirado no cravo de Maria Antonieta. Além de móveis semelhantes aos que pertenceram ao Rei Luis XV da França, e que estão no Palácio de Versalhes.

Durante o tour de 40 minutos pelo Palácio Guanabara, o visitante pode conhecer o Salão Nobre, onde aconteciam os saraus culturais na época da Princesa Isabel, e o Salão Verde, local de assinaturas de convênios e entrevistas oficiais do governo. Além do tour, o espaço também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira de agricultores. 

Durante os passeios, os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação da Covid-19. Serão obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento entre as pessoas.

 


/