Governo do RJ assina parceria para criação de cidade inteligente | Diário do Porto


Tecnologia

Governo do RJ assina parceria para criação de cidade inteligente

TIM, Enel X e Leonardo firmaram memorando de intenções com o governo fluminense para criar modelo de cidade inteligente

3 de fevereiro de 2022

Estado e empresas vão trabalhar juntos para desenvolver modelo de cidade inteligente (Deposit Photos)

Compartilhe essa notícia:


A Enel X Brasil, a Leonardo e a TIM firmaram um acordo de cooperação com o Governo do Rio de Janeiro pelo desenvolvimento de modelo de cidades inteligentes. A cerimônia ocorreu no Palácio da Guanabara, sede do executivo fluminense. As três empresas de origem italiana oferecerão ao Brasil soluções integradas para as necessidades urbanas da capital do estado.

Pelo acordo, cada empresa desenvolverá e fornecerá soluções nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia. A parceria também vai identificar outras cidades cuja implantação do modelo de cidades inteligentes pode ser aplicada.

O acordo prevê a implantação de serviços eletrônicos conhecidos como e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Trata-se de tecnologias de segurança e conectividade integradas a uma série de sensores inteligentes utilizados para medição do clima e nível de poluição, e de sistemas de recarga pública para veículos elétricos.

Para empresas e edifícios públicos, a parceria prevê a disseminação do conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

Vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, reforça a importância das parcerias para o desenvolvimento de projetos de transformação digital pelo País: “Ao aliar conectividade com a oportunidade de oferecer serviços integrados, que contribuem para o desenvolvimento das cidades e da indústria nacional, estamos dando mais um passo para a transformação digital que precisamos e beneficiando principalmente a população. Nossa expectativa é que a parceria que fechamos hoje com o governo do Rio de Janeiro para viabilizar novas soluções de IoT seja um grande exemplo do que podemos oferecer e proporcionar a outras cidades e estados”, afirmou Girasole.


LEIA TAMBÉM:

Victer: “A vitória da Maré e da educação”

Alerj e universidades farão diagnóstico econômico do RJ

Ceciliano: “Mudança na licitação do Santos Dumont não beneficia RJ”


/