Governo do Rio estimula contratação de jovens por empresas | Diário do Porto


Geral

Governo do Rio estimula contratação de jovens por empresas

O programa Geração Futuro encaminha jovens entre 14 e 29 anos para vagas de emprego convencionais, estágio ou no formato Jovem aprendiz de todo o Estado

6 de janeiro de 2020

Cristian Gomes da Silva conheceu o programa na escola (Foto: Carlos Magno/ Governo do RJ)

Compartilhe essa notícia:


Em quatro meses, o programa de empregabilidade Geração Futuro, do Governo do Estado, já empregou 2.065 jovens.  Desde seu lançamento, em agosto de 2019, quase 12 mil pessoas entre 14 e 29 anos foram encaminhadas para vagas de emprego convencionais, estágio ou no formato Jovem aprendiz.

Coordenado pela Secretaria de Trabalho e Renda, as ações do programa visam à orientação para o mundo do trabalho e a ampliação das oportunidades para a primeira experiência profissional. “Em pouco tempo de existência, o programa, parceria entre Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria de Educação e RioSolidario, contribuiu para o aumento na contratação de jovens aprendizes de 46 mil, em agosto, para quase 52 mil, em setembro”, revelou o secretário de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves.


LEIA TAMBÉM:

Que tal abrir uma franquia em 2020? Se ligue nas dicas

Intercity 2020 tem happy hour panorâmico

Para ler na rede, clássicos em novos tempos


A recente contratação surpreendeu Christian Gomes da Silva. Prestes a terminar no Ensino Médio no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, o adolescente iniciou, neste mês de dezembro, a primeira experiência profissional como Jovem Aprendiz.

“Conheci o Geração Futuro durante uma ação do programa na escola. Essa oportunidade será uma forma de eu ter uma visão do meu futuro. Com o meu salário, vou ajudar nas contas de casa e, principalmente, aprender a lidar e administrar meu dinheiro. Daqui a dois meses, faço 18 anos e deixo de ser adolescente para me preparar para a vida adulta” contou o jovem.

De acordo com a legislação brasileira, empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idades entre 14 e 18 anos nos cargos de aprendizes. Pelo contrato de trabalho, que pode ser de até dois anos, durante todo o período o jovem deve passar por uma formação profissional. A lei ainda prevê que o jovem faça um curso de formação no contraturno escolar. Por isso, outra atuação do Geração Futuro é junto às empresas.

Como se inscrever

O jovem que tiver interesse em se cadastrar no programa Geração Futuro, pode acessar o link https://tinyurl.com/futuro-geracao. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2332-6635 ou pelo e-mail geracaofuturo@trabalho.rj.gov.br.

 


/