Google Maps põe Porto Maravilha em cima do morro | Diário do Porto

História

Google Maps põe Porto Maravilha em cima do morro

Imprecisão do Google Maps leva visitante a achar que ruas como Sacadura Cabral e Pedro Ernesto fazem parte da “Favela Morro da Providência”

9 de junho de 2021


A Rua Pedro Ernesto virou Favela Morro da Providência (reprodução iphone)


Compartilhe essa notícia:


Plataformas colaborativas, como Google Maps, Waze ou Uber, muitas vezes surpreendem o usuário. No Rio de Janeiro, não são raros os casos de pessoas que se veem em situações difíceis ao seguir as instruções de aplicativos de trânsito, por exemplo.

Como essas ferramentas calculam o caminho mais rápido, muitas vezes sugerem o itinerário que passa, desnecessariamente, por locais dominados por homens armados, sejam traficantes ou milicianos. Já o Google Maps peca pela imprecisão, às vezes exagerada. O aplicativo localiza várias ruas e localidades no Porto Maravilha como se estivessem dentro do Morro da Providência.

 

Rua Sacadura Cabral
A Sacadura Cabral aparece como endereço da Providência (reprodução iphone)

 

Experimente digitar, na busca do aplicativo Google Maps para celular, o endereço “Rua Pedro Ernesto”, uma das mais remodeladas da Gamboa, pela qual passa o VLT. O resultado não será Gamboa, mas “Favela Morro da Providência”. O mesmo acontece com a Rua Sacadura Cabral, que liga a exuberante Praça Mauá à charmosa Praça da Harmonia. Esta, por sua vez, não foi “teletransportada” para o morro, mas da Gamboa para o bairro vizinho da Saúde.

Primeira favela do país

A Providência foi povoada a partir da década de 1890 por moradores despejados de um cortiço e por soldados que participaram da Guerra de Canudos. O nome original era Morro da Favela, referência a uma formação geográfica com o mesmo nome que existia em Canudos, coberto por um arbusto popularmente conhecido como “favela”.

É fundamental reconhecer e respeitar a importância histórica e social do Morro da Providência, tão rico em história e tão relevante para o coração da cidade, mas sem errar em seus limites geográficos. Equívocos como esses podem confundir os visitantes – especialmente os turistas, sugestionados pelo estigma das favelas como referência de violência. É preciso consertar o erro.

 


LEIA TAMBÉM:

Praça da Harmonia terá prédio residencial, com lofts

Professor constrói biblioteca comunitária no Morro da Providência

Abra o coração do Rio ao progresso, prefeito Paes



Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0