Gigante Antonov traz 40 toneladas de carga para a indústria do RJ | Diário do Porto


Indústria

Gigante Antonov traz 40 toneladas de carga para a indústria do RJ

Segundo maior avião civil de carga do mundo, o russo Antonov AN-124-100 pousou em Cabo Frio com 40 toneladas de carga para indústria do Estado

10 de dezembro de 2021

Gigante russo Antonov na pista do Aeroporto de Cabo Frio (divulgação/Gov.Rio)

Compartilhe essa notícia:


Segundo maior avião civil de carga do mundo, o Antonov AN-124-100 aterrissou quinta-feira no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com 40 toneladas de carga para a indústria fluminense. A aeronave, que chegou de Houston, nos Estados Unidos, tem 68,9 metros de comprimento e já transportou submarinos da Marinha americana, vagões de trem para a Irlanda, além de ser utilizado em ações humanitárias.

“Essa operação reafirma a qualificação do Rio de Janeiro como um dos principais hubs brasileiros para exportação, importação e distribuição de cargas. O estado possui estrutura logística de excelência, que confere eficiência, agilidade e competitividade para as empresas que aqui atuam”, declarou o governador Cláudio Castro.

Aeroporto apto para receber gigantes como o Antonov

Há pouco mais de dois meses o governo do estado e o Aeroporto de Cabo Frio assinaram acordo de cooperação técnica para consolidar o terminal como ativo fundamental de infraestrutura da cadeia logística de comércio exterior e movimentação de passageiros. Contando com a segunda maior pista do estado do Rio de Janeiro, menor apenas que a do Aeroporto do Galeão, o que possibilita à região receber aeronaves do porte do Antonov AN-124-100. O Aeroporto em Cabo Frio tem capacidade para movimentar 570 mil passageiros por ano.

“O Aeroporto de Cabo Frio tem localização estratégica para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região, e sua infraestrutura está pronta para a integração na malha logística de cargas, essencial para o desenvolvimento do estado “, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah.

Farah lembrou que Cabo Frio receberá, no próximo dia 16, o Encontro para o Desenvolvimento Regional, organizado pela secretaria. O aeroporto participará da Rodada de Negócios do Compra RJ, que será realizada durante o evento.


LEIA TAMBÉM:

Em 30 dias, Águas do Rio faz mais de 4 mil serviços na região leste RJ

Fecomércio RJ: Natal deve movimentar R$ 4,6 bilhões na economia do RJ

Paes diz que ministro prejudica o Rio e beneficia SP