Garis produzem adubo no Parque Darke de Mattos | Diário do Porto


Meio Ambiente

Garis produzem adubo no Parque Darke de Mattos

Comlurb capacita pessoal para aproveitar material orgânico na compostagem que será usada no plantio e cuidado da Mata Atlântica em Paquetá

25 de setembro de 2021

Capacitação de garis em Paquetá começou na sexta 24 (Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A ilha mais encantadora do Rio de Janeiro vai ficar ainda mais agradável. A Comlurb está capacitando garis do belo Parque Darke de Mattos, na Ilha de Paquetá, para fortalecer o Aduba Rio. O projeto reúne o Centro Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, o coletivo “Plantar Paquetá” e moradores voluntários que atuam em educação ambiental na ilha. 

O barato do grupo é plantar e cuidar das árvores de Paquetá, e isso demanda uma quantidade grande de adubo. Daí surgiu a ideia de trabalhar com a compostagem das folhas que são varridas pelos garis nas ruas da ilha e também do material orgânico depositados nas papeleiras do Parque Darke de Mattos. Lançado em janeiro, o Aduba Rio mantém sete leiras de compostagem  no Parque (saiba o que são as leiras). 

 


LEIA TAMBÉM:

Vem aí a nova Saara

Operação contra ferros-velhos suspeitos

Paquetá, um paraíso maltratado pela CCR Barcas


 

O composto será usado nos 7 hectares da floresta de Mata Atlântica da ilha de Paquetá e ainda vai reduzir o transporte de material para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, reduzindo gastos públicos e colaborando para redução de gás de efeito estufa.

 

Centro de Educação Ambiental atua em Paquetá
Centro de Educação Ambiental atua em Paquetá

 

O treinamento dos garis da Comlurb para a nova e nobre missão começou nesta sexta 24, conduzido pelos biólogos do Centro de Pesquisa Aplicada da Comlurb. O objetivo é conscientizá-los ainda mais sobre a importância do projeto e reforçar que folhas e restos de comida não são lixo. São adubo para plantas. A Comlurb também instalou papeleiras próprias para a coleta de resíduos orgânicos no parque, um dos principais atrativos da Ilha de Paquetá.

 


/