Diário do Porto

Galeria Scenarium reabre com homenagem a Selarón

Selaron na escadaria da Lapa

A Galeria Scenarium, na rua do Lavradio, reabre com homenagem ao artista Jorge Selarón (foto: reprodução da Internet)

A Galeria Scenarium, um dos mais belos museus privados do país, vai reabrir para visitação pública nos dias 7, 8, 14 e 15 de setembro, das 10h às 18h. O espaço, que possui acervo sobre mobiliário das casas cariocas ao longo do tempo, com recriações de ambientes, estava fechado desde a pandemia. E a reabertura será marcada por três exposições especiais, que integram a programação da 32ª edição do Portas Abertas, tradicional evento de Santa Teresa que, neste ano, vai se expandir pela Lapa.

As três exposições especiais da Galeria Scenarium, que faz parte do Grupo Scenarium do empresário Plínio Fróes, vão conduzir os visitantes a uma viagem pelas artes e histórias que permeiam o Rio. A primeira é o “Gabinete Selaron de Curiosidades”, que homenageia o artista plástico chileno Jorge Selarón (1947-2013). No Rio, sua obra mais célebre é a “Escadaria do Convento”, também conhecida como “Escadaria Selarón”, que liga a Rua Joaquim Silva, na Lapa, à Ladeira de Santa Teresa.

A segunda é a “Exposição Coletiva de Arte Realista e Arte Contemporânea”, cujo curador é o próprio Plínio Fróes, um mineiro estudante de arquitetura que se apaixonou pelo Rio e se transformou em um dos seus maiores preservadores, por meio de uma extensa coleção de artes e antiguidades. A terceira mostra, chamada de “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”, terá a curadoria de Cristina Lodi, arquiteta especialista em patrimônio cultural, que é secretária-executiva do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Galeria Scenarium reabre com três exposições, na 32ª Artes de Portas Abertas

Grupo Scenarium foi fundado em 1990

Outros dois espaços do grupo de Plínio Fróes, o Rio Scenarium e o Santo Scenarium, também terão exposições especiais na 32ª Artes de Portas Abertas, nos dias 8 e 15 de setembro, das 10h às 18h. No primeiro, que é um imenso casarão de shows e eventos, com quase 200 anos, será exibida a mostra “Coleção de Artes e Antiguidades, dos Séculos VIII ao XX”. No segundo, que é um restaurante de cozinha contemporânea, haverá a exposição “Coleção de Arte Sacra, Popular e Oratórios, dos Séculos XVIII ao XX”.

O Grupo Scenarium foi fundado em 1990 por Plínio e seu sócio Nelson Torzecki. Dele, faz parte também o restaurante Mangue Seco, além do Rio Scenarium, o Santo Scenarium e a Galeria Scenarium — todos instalados em sobrados antigos numa área conhecida como Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio.

Com forte vocação turística, o Rio Scenarium chegou a ser a terceira atração mais visitada no Rio, antes da pandemia, de acordo com a plataforma Trip Advisor, só perdendo para o Cristo e o Pão de Açúcar. Por lá, já passaram estrelas como os atores Will Smith e Bradley Cooper, a atriz Liza Minnelli e o príncipe Albert de Mônaco.

Galeria Scenarium, na rua do Lavradio, 13, Lapa

 


LEIA TAMBÉM:

ACRJ e Firjan cobram mais ação pelo Museu Nacional

Baía de Guanabara ganha aplicativo para defesa ambiental

RIOgaleão celebra 10 anos com recorde internacional

Sair da versão mobile