Diário do Porto

Galeão tem novos negócios que geram no mínimo 1.300 empregos

pessoas andam pelo Galeão

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão Tom Jobim (foto: Divulgação)

A concessionária que opera o Aeroporto Internacional do Galeão, a RIOgaleão, anunciou novos negócios na área do terminal com potencial de gerar no mínimo 1.300 empregos. Entre as novidades está o centro de manutenção de aeronaves da americana United Airlines, que investiu cerca de R$ 100 milhões para modernizar e adaptar um hangar com capacidade para atender até três aviões de grande porte.

O centro de manutenção da United no Galeão já começou a operar neste mês, por enquanto com 450 empregados, mas podendo chegar até 1.000. A seu lado, a chinesa Drayton, especializada na manutenção de trens de pouso, também está preparando suas instalações. Com investimento de R$ 6 milhões, numa área de 7 mil metros quadrados, a empresa espera funcionar até o fim deste ano, com 300 funcionários.

Esses dois negócios estão na mesma área em que já opera um galpão da GE Celma, especializado na manutenção de motores de aviões. A RIOgaleão tem planos para ampliar esse hub de serviços para reparos em aviões com a construção de um novo hangar, com outra oficina de grande porte. A previsão é que haja uma concorrência para escolher a construtora no início do próximo ano. Antes disso, espera fechar negócio para a instalação de duas empresas de componentes, especializadas na manutenção de equipamentos eletrônicos, bússolas e assentos.

Galeão terá em outubro a Aldeia Bay Mall

Em prazo mais curto, o Galeão deve inaugurar já no próximo mês um armazém de 30 mil metros quadrados, da Hire Capital, empresa de investimentos imobiliários. Uma das prioridades da concessionária é a logística de cargas, que chegam de avião ou que aguardam distribuição final. Um outro galpão de 20 mil metros quadrados, operado pela própria RIOgaleão, será reinaugurado em junho de 2024.

Outro negócio na área do Galeão que deve ser aberto neste ano, é o shopping Aldeia Bay Mall, previsto para estar totalmente operacional em outubro, com foco em restaurantes. Ao lado, já existe um campus da Universidade Estácio de Sá, que atende 3 mil alunos presencialmente. Segundo a RIOgaleão, em um terreno próximo, será instalado mais um centro de educação, voltada para ensino fundamental e técnico. A inauguração está prevista para 2025. 

O plano de negócios da concessionária do Galeão foi detalhado em reportagem publicada pelo O Globo, que pode ser lida aqui.

Tudo depende da continuidade da RIOgaleão na concessão, o que está sendo negociado com o Governo Federal. As conversas só poderão ter continuidade se houver, em primeiro lugar, uma decisão favorável do Tribunal de Contas da União.


LEIA TAMBÉM:

Crescimento vai continuar em Maricá, diz Fabiano Horta

Cassinos: Senado não debate legalização e freia receitas

Prédio comercial do Porto Maravilha vai virar residencial

Sair da versão mobile