A estreia da nova companhia aérea, Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, serviu como palco para discursos em defesa do fortalecimento de um hub aéreo no Rio. Essa foi a tônica das palavras do governador Cláudio Castro, do secretário de Turismo Gustavo Tutuca, e do deputado federal Otávio Leite, que estiveram presentes na solenidade de batismo do primeiro voo da Ita.
A empresa, tradicional no transporte rodoviário por ônibus, fez investimentos para expandir seus negócios também para o setor aéreo, no qual, inicialmente, atuará em oito capitais brasileiras: Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). Até junho de 2022, o plano da ITA é estar presente em 35 destinos do país, com 50 aviões na frota.
“O Rio de Janeiro é a porta de entrada do nosso país. Temos como missão fortalecer o Rio novamente; fazer com que o Estado volte a ter o protagonismo que ele não poderia ter perdido. Por isso, a chegada da ITA ao Galeão é tão importante”, destacou Castro.
O governador esteve na terça-feira, em Brasília, junto com o prefeito Eduardo Paes, para cobrarem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que o modelo de privatização do Aeroporto Santo Dumont não prejudique a concentração de voos no Galeão, necessária para a consolidação do hub aéreo, com conexões nacionais que alimentem destinos internacionais. Após o encontro, não foi anunciado nenhum compromisso do ministro para atender o pedido dos governantes do Rio. Se continuarem os planos do Governo Federal, o Santos Dumont será um concorrente do Galeão, servindo de alimentador para hubs aéreos em outros Estados.
Para fortalecer o Galeão, o governador sancionou recentemente lei que diminui neste aeroporto a alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação, de 13% para 7%, índice que já é cobrado por outros Estados, como São Paulo. A ITA já pode usufruir dessa vantagem competitiva, que não serve para voos no Santos Dumont.
Segundo a companhia, a previsão é ter mais de 50 decolagens em julho e, em média, 390 em agosto. Serão diversos destinos operados a partir do Galeão para as principais cidades do país. A empresa prevê 285 voos semanais, até abril de 2022. Ao todo, a ITA terá 21 destinos partindo do Galeão. A operação a partir desse aeroporto será feita com o modelo Airbus A320, com capacidade para até 162 passageiros.

LEIA TAMBÉM:
‘A gente precisa resgatar o Aeroporto do Galeão’
‘Laranjinhas’ ficam ‘azuizinhas’ e de graça para receber Magalu
Sesc RJ na Estrada mostra centro histórico de Itaboraí
Galeão fortalecido interessa ao setor de turismo
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, reforçou a importância da iniciativa para o setor. “O turismo no Rio de Janeiro precisa ficar de pé, e o Governo do Estado está dando todo o apoio para isso. Estamos em grande esforço de reerguer o Galeão, e a essa iniciativa da Ita é importante para o nosso país”, disse.
O presidente da ITA, Sidnei Piva, enfatizou que “as operações aéreas podem ajudar a acelerar a recuperação dos negócios do turismo do Rio no cenário mundial”, e agradeceu o apoio do Governo do Estado, com a política de atração de voos para o Galeão.
Para o Rio Convention & Visitors Bureau, que tem como proposta estimular o fluxo turístico para o Estado, a chegada da ITA é importante num momento em que o turismo volta a aquecer. “Isso vai facilitar a captação de viajantes e ampliar as possibilidades do setor. Temos trabalhado muito para estimular o turismo consciente nesta retomada e acreditamos que é hora de unir forças”, defendeu Roberta Werner, diretora comercial do Rio CVB.
Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, empresa concessionária do Galeão, também comemorou a parceria, “que promete trazer bons frutos tanto para o aeroporto quanto para o Rio de Janeiro”. Segundo ele, a expectativa é de que a chegada da ITA “possa contribuir para a economia local, atraindo voos internacionais e possibilitando a geração de emprego, renda e retomada responsável do turismo para o estado”.
Entre os diferenciais prometidos pela ITA, estão o despacho de bagagem grátis para todos os passageiros, mais espaço entre as poltronas e ausência de taxa de marcação de assento.