Diário do Porto

Galeão recebe carga especial para supercomputador brasileiro

Galeão RIOgaleão Cargo desembarque equipamentos supercomputador

Terminal de Cargas do Galeão recebeu equipamentos da França, para supercomputador brasileiro (foto: RIOgaleão Cargo / Divulgação)

Uma operação especial foi realizada pelo RIOgaleão Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, para receber 19 toneladas de equipamentos que irão atualizar o supercomputador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Com a atualização, o supercomputador brasileiro voltará a ser o mais rápido da América Latina e estará entre os 500 mais potentes do mundo dedicados à pesquisa científica.

A operação foi realizada na madrugada de hoje, dia 11, no Galeão, e os equipamentos  serão agora transportados em carretas para Petrópolis, na Região Serrana, onde fica o LNCC, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com chegada prevista para o dia 13. O supercomputador, chamado de Santos Dumont em homenagem ao pioneiro da aviação, aumentará sua capacidade de apoiar projetos de pesquisa científica em diversas áreas de conhecimento.

Essa é a segunda vez que o RIOgaleão Cargo recebe e armazena partes do equipamento, sendo a primeira em 2019, quando também houve a montagem de uma operação especial. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio de projeto de cooperação com a Petrobras. A escolha do desembarque da carga pelo Galeão, segundo a RIOgaleão Cargo, ocorreu pela agilidade na logística, eficiência no recebimento e liberação de cargas, com a participação conjunta do cliente no planejamento da operação.

Galeão facilitou o trabalho logístico

Os equipamentos vieram em voo charter especial, com a operação iniciada na fábrica em Angers, na França. Segundo Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo, o Galeão foi um grande facilitador no trabalho logístico. “A atualização do supercomputador é um marco no desenvolvimento para a comunidade científica no Brasil e permitirá que ainda mais projetos de pesquisa possam ser desenvolvidos e de forma mais ágil. O aeroporto é um grande facilitador dessa logística, trazendo segurança na operação de uma carga tão sensível e valiosa, e permitindo que esteja segura e rapidamente disponível para o importador”, destacou.

Com a atualização, o LNCC espera que o supercomputador Santos Dumont contribua para que a ciência brasileira avance mais rápido e em mais áreas do conhecimento.


LEIA TAMBÉM:

Maricá distribui R$ 12,1 milhões para compra de livros

Santos Dumont fechará no G20 e voos vão para o Galeão

Rio celebra Novembro Negro com programação intensa

Sair da versão mobile