'Friend of the sea': AquaRio ganha prêmio inédito | Diário do Porto


Sustentabilidade

‘Friend of the sea’: AquaRio ganha prêmio inédito

Rio de Janeiro tem o primeiro aquário do mundo certificado como “Friend of the sea”, entidade internacional que promove o uso sustentável dos oceanos

29 de março de 2019

Szpilman e equipe do AquaRio: prêmio internacional

Compartilhe essa notícia:


A preocupação em conscientizar e deixar um legado positivo para a natureza, com foco voltado na conservação dos oceanos, rendeu para o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio, o selo “Friend of the Sea”. Ele foi entregue nesta quinta-feira 28 por Paolo Bray, fundador e diretor-executivo da instituição, que veio da Itália para fazer a entrega no Rio. 

O “Friend of the Sea” é uma certificação internacional que atesta produtos e instituições que prezam e trabalham pela sustentabilidade marinha. Durante dois meses, o AquaRio passou por uma rigorosa auditoria até receber a honraria, confirmando vários requisitos.

“O AquaRio é um exemplo mundial de bom aquário e bons aquários são fundamentais na conservação do ecossistema marinho. Estamos sempre focados nas melhores soluções de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente”, afirmou Marcelo Szpilman, biólogo marinho e diretor-presidente do AquaRio. 

26 pesquisas em andamento

Segundo o AquaRio, a exposição de todos os animais nos tanques obedece à legislação vigente, respeitando o bem-estar dos animais. No ano passado, foi a primeira instituição no Brasil a receber a certificação de bem-estar animal. O AquaRio promove com frequência campanhas de conscientização para conservação da biodiversidade marinha.  Em 2018, lançou a “Campanha Nacional de Consumo Responsável dos Recursos Pesqueiros”, informando quais espécies de peixes e crustáceos devem ter o consumo evitado, a fim de amenizar o problema da pesca predatória.

Paolo Bray e Marcelo Szpilman no AquaRio
Paolo Bray veio da Itália para entregar o prêmio a Szpilman

No Centro de Pesquisa Científica do AquaRio, 26 pesquisas cientificas estão em andamento em parceria com algumas das principais universidades do país (UFRJ, UERJ, UFF, USU e UCB). Um desses trabalhos, sobre o uso de probióticos como forma de deter o processo de branqueamento de corais, já foi publicado em revistas renomadas de microbiologia e tornou-se referência pelo pioneirismo e caráter inovador, atraindo pesquisadores estrangeiros ao Rio de Janeiro. Recentemente, levou o prêmio Out of the Blue Box, concedido pela Fundação Grande Barreira de Corais, da Austrália, na categoria “Escolha Popular”.


VEJA TAMBÉM:

Conheça o AquaRio, no Guia Maravilha

Marcelo Szpilman: obstinado homem do fundo do mar

Alerta do AquaRio: peixes em risco de extinção devem ser evitados à mesa 


Outra ponto para o AquaRio é pelo maior projeto de energia solar do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 2 mil painéis fotovoltaicos no telhado, uma área de 6 mil metros quadrados — o equivalente a um campo de futebol —, que geram 77 mil kWh de energia limpa por mês. A eletricidade produzida, correspondente ao consumo mensal de 500 residências, representa um terço da energia consumida mensalmente pelo AquaRio. O sistema de energia renovável evita a emissão de 320 toneladas de gás carbônico para o ambiente a cada ano.

Sobre o selo Friend of the Sea

A “Friend of the Sea” é uma uma entidade privada internacional e tem dez anos de atuação. A missão é promover o uso sustentável dos oceanos. Pioneira na certificação de produtos de pesca e aquicultura sustentável, o selo “Friend of the sea” está presente em 65 países, incluindo o Brasil, com 770 empresas certificadas com 3 mil produtos de origem da pesca e aquicultura e 150 espécies comercial. O selo é a principal referência para produtores de salmão, camarão, sardinhas e atuns enlatados, óleo de peixe, ração para peixes e suplementos de Ômega-3.

Na ampliação do escopo do selo, como inclusão de transporte naval, observação de baleias e golfinhos, peixes ornamentais, algas marinhas e cremes de proteção UB, os aquários marinhos serão, a partir de 2019, mais um alvo da certificação.

 

AquaRio – Serviço

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (com entrada no circuito até 17h)


/