Franquias crescem 14% no 3º trimestre, diz ABF Rio | Diário do Porto

Negócios

Franquias crescem 14% no 3º trimestre, diz ABF Rio

Investimentos em infraestrutura no Centro ajudaram. ABF Rio faz Encontro com palestra de Edu Lyra, um dos 15 jovens brasileiros que podem “mudar o mundo”

10 de dezembro de 2018


Edu Lyra, ABF Rio


Compartilhe essa notícia:


Edu Lyra, um dos jovens mais influentes do país
Edu Lyra, um dos jovens mais influentes do país, estará no Encontro da ABF Rio (foto Keiny Andrade)

Bons ventos começam a amenizar o sufoco da economia do Rio de Janeiro, pelo menos no mercado de franquias. A Associação Brasileira de Franchising – ABF aponta um crescimento de 14% em número de marcas no 3º trimestre de 2018 em comparação com o do ano passado.

O Rio é o 2o maior mercado de franquias no País, com 736 marcas em operação. O número de unidades, segundo o levantamento, cresceu 11%. São 10.512 pontos de venda em operação. O faturamento do período foi de R$ 4,3 bilhões, um crescimento de 9,9%.

Os segmentos com maior número de unidades franqueadas no estado são Alimentação (33,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,5%).

 

VEJA TAMBÉM:

Franquias: curso ajuda a entender negócio que cresce mais que o varejo

Sebrae RJ e ABF ensinam a usar tecnologia nos negócios

Escola francesa 42, de tecnologia, terá vagas gratuitas para 450 jovens

 

O crescimento, segundo a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, ratifica a força de se trabalhar em rede. O centro do Rio, segundo ela, foi muito beneficiado com todas as mudanças na infra estrutura que estimularam o desenvolvimento local ao fomentar o turismo. “As franquias, com a força das marcas, já conhecidas do mercado, ajudaram a transformar, revitalizar e a desenvolver a região”, destacou.

É nesse clima de aparente alívio que a ABF promove nesta terça-feira 11 seu Encontro Especial de Fim de Ano. O evento terá a palestra “Tamo junto”, do empreendedor social Edu Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões. A ONG atua em rede, em periferias e favelas. Edu Lyra foi considerado pelo Fórum Econômico Mundial um dos 15 jovens brasileiros que poderão mudar o mundo. Ele também está na lista da revista Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil.

Sob o lema “derrubando muros e construindo pontes”, o instituto tem projetos de esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos. Assim, tornou-se um motor de geração de renda para famílias de comunidades carentes, inclusive para egressos do sistema penitenciário.

Eliane Bernardino: franquias ajudaram a tansformar o Centro (ABF Rio)
Eliane Bernardino: franquias ajudaram a tansformar o Centro (ABF Rio)

Os “Cenários Econômicos para 2019” serão traçados por Rodolfo Margato, economista do Santander. Vai detalhar perspectivas e caminhos para o bom desenvolvimento dos negócios. Margato é responsável pelo desenvolvimento de análises e projeções para os indicadores de atividade econômica nos horizontes de curto, médio e longo prazo (PIB e seus componentes, produção industrial, comércio varejista e mercado de trabalho).

Para a presidente da ABF Rio, o Encontro Especial será motivacional e inspirador. “Vamos ter a oportunidade de refletir e gerar insights a respeito do empreendedorismo com foco social, que transforma vidas, e analisar os negócios diante das projeções econômicas para o país neste novo ano que virá”, ressalta.

Para mais informações sobre o Encontro Especial, telefone 2504-7573 ou e-mail eventos@abfrj.com.br.