Diário do Porto

FLICO promove cultura oral no Museu de Arte do Rio

Banner da FLICO

FLICO reúne manifestações culturais orais e celebra tradições populares no Museu de Arte do Rio - Foto: Divulgação

A primeira edição da Feira Literária de Cultura Oral (FLICO) vai ser realizada nos dias 9 e 10 de novembro no Museu de Arte do Rio (MAR), com entrada gratuita. Idealizada por Luis Fernando Bruno e com curadoria de Aza Njeri e Júlio Diniz, a iniciativa tem como objetivo valorizar e preservar as culturais orais.

O evento destaca o conceito de “oralitura”, cunhado por Leda Maria Martins. Esta ideia explora os saberes dos povos originários e as performances culturais de comunidades periféricas e de tradição africana. A FLICO abre espaço para discussões sobre a estética da periferia, culturas de terreiros e o papel das mulheres e pessoas trans na preservação cultural.

“A FLICO exalta a importância das culturas e pedagogias de terreiros, o olhar e a estética da periferia, reconhece a importância das tradições populares como saberes fundamentais de transformação social e estímulo ao pensamento crítico”, disse o idealizador e diretor artístico da FLICO, Luis Fernando Bruno.

Cultura oral em foco

A programação inclui mesas de debate, apresentações culturais e um show de encerramento. No evento, os visitantes vão poder assistir apresentações culturais como contação de histórias para público infantil e performances de grupos de dança e música, entre elas Samba Social Clube e Imperadores da Dança.

No sábado, a feira contará com a mesa “Oralituras e Grafias de Vida”, com participação de Leda Maria Martins, Júlio Diniz e Aza Njeri. No domingo, a mesa “Reis e Mestres: A Tradição das Folias no Rio de Janeiro” vai abordar as tradições das Folias de Reis, com a presença de mestres populares e artistas. Neste dia, a FLICO vai homenagear os palhaços das Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro e exibirá o documentário “Reisado: Uma Folia Entre o Céu e a Terra”.

Artistas conhecidos vão estar presentes no evento, como Juliana Correia, Renato Noguera, Milton Cunha e o ícone do funk, Mc Serginho. Promovida com o apoio da Lei Paulo Gustavo, a feira conta com o patrocínio de instituições culturais e visa atrair um público diverso, como professores, estudantes, artistas e amantes da cultura urbana e popular.

Serviço

Data: 9 e 10 de novembro de 2024
Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro
Horário: A partir das 11h
Entrada: Gratuita
Destaques da Programação:

Mais informações: www.museudeartedorio.org.br


LEIA TAMBÉM:

Maricá faz Festa Literária Internacional, de 1 a 10/11

Centro Cultural Rio-África será no Porto Maravilha

Alunos da PUC-Rio criam App para educação socioemocional

Sair da versão mobile