A quarentena começa a ser flexibilizada em 30 cidades do interior do Rio de Janeiro que não tiveram casos de Covid-19. As barreiras sanitárias, entretanto, devem permanecer. O decreto do governador Wilson Witzel entrou em vigor nesta terça-feira, 7, mas o fim das medidas restritivas depende do prefeito de cada cidade.
A decisão levou em consideração, além da falta de casos de Covid-19, a importância do comércio para esses municípios. Dessa forma, foi autorizado o funcionamento irrestrito dos estabelecimentos comerciais nestas cidades. As lojas deverão cumprir as normas e orientações sanitárias, realizando a limpeza e desinfecção de torneiras, maçanetas, banheiros e de suas dependências. Também deverão disponibilizar equipamentos de proteção individual e antissépticos à base de álcool para uso do público em geral.
A circulação de pessoas, entretanto, permanecerá restrita. A população somente poderá transitar dentro de seus municípios. Escolas permanecerão fechadas. A limitação de 30% da lotação para bares e restaurantes também está mantida. A administração municipal deverá fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias. É sugerido que a prefeitura de cada cidade crie ações para orientar a população sobre as formas de proteção contra o coronavírus.
LEIA MAIS
Empresas reclamam que bancos dificultam empréstimos na crise
Prefeitura do Rio confisca equipamentos de hospital privado
Empresas reclamam que bancos dificultam empréstimos na crise
Entretanto, caso seja constatado o descumprimento das normas legais para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o comércio poderá voltar a ser fechado. Da mesma forma, caso seja notificado algum caso de Covid-19, o município voltará a ter medidas de restrição e isolamento social.
Confira as 30 cidades que tiveram o fim das restrições:
- São Francisco de Itabapoana
- São Fidélis
- Quissamã
- Carapebus
- Conceição de Macabu
- Varre-Sai
- Natividade
- Bom Jesus de Itabapoana
- Italva
- Cardoso Moreira
- São José de Ubá
- Cambuci
- Carmo
- Laje de Muriaé
- Miracema
- Santo Antônio de Pádua
- Aperibé
- Itaocara
- Paty do Alferes
- Cantagalo
- Comendador Levy Gaspparian
- São Sebastião do Alto
- Santa Maria Madalena
- Macuco
- Cordeiro
- Duas Barras
- Engenheiro Paulo de Frontin
- Sumidouro
- São José do Vale do Rio Preto
- Vassouras