Firjan SENAI oferece cursos para mulheres | Diário do Porto


Indústria

Firjan SENAI oferece cursos para mulheres

Parceria entre Prefeitura e Firjan SENAI disponibiliza cursos gratuitos de formação para aumentar participação das mulheres na indústria

17 de setembro de 2021

Cursos de capacitação vão formar mais mulheres para indústria (Divulgação/CSN)

Compartilhe essa notícia:


O projeto Elas na Indústria, uma parceria entre Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher da capital e a Firjan, está com 394 vagas abertas para cursos de capacitação gratuitos voltados para as mulheres no setor da Indústria. As atividades serão presenciais, nas unidades da Firjan SENAI, para os seguintes postos de trabalho: Soldador Eletrodo Revestido, Assistente Administrativo, Auxiliar de Operações Logísticas, Eletricista de Automóveis e Pintor de Obras.

O projeto “Elas na Indústria” é uma estratégia para aumentar o percentual de mulheres no setor industrial carioca, considerando a baixa participação feminina nesse setor, que ainda é majoritariamente masculino. Segundo os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho em Emprego, a participação das mulheres nas indústrias cresceu apenas 14,3% em 20 anos, comparando o período entre 1999 até 2019.


LEIA TAMBÉM:

Fecomércio RJ tornará Centro um lab de inovação e criatividade

Alerj debate Disque-Denúncia e app contra roubo de cabos

Esburacada, Orla Conde pede socorro


Cai o número de mulheres na indústria

A crise econômica, aprofundada pela pandemia, impactou sobretudo as mulheres e a sua participação no mercado de trabalho como um todo. Segundo os dados do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada – IPEA, a participação feminina no mercado de trabalho é a menor em 30 anos. Os dados apresentados acima apontam que, em momentos de crise, são as mulheres, sobretudo negras, que sofrem os efeitos diretos da recessão e que, consequentemente, se materializam no desemprego e na sobrecarga nos cuidados com a família.

Nesse sentido, o setor industrial pode ser um meio de inserção das mulheres no mundo do trabalho, uma vez que, esse mesmo segmento cresceu 12,9% nos últimos seis meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Para confirmar a inscrição, as interessadas precisam comparecer na unidade Firjan SENAI indicada no preenchimento do formulário online, após 24h. As inscrições terminam no próximo dia 25/9. Para se inscrever gratuitamente, clique no link: https://bit.ly/InscricoesElasNaIndustria.