Ciências

Astronomia: diversão e cultura para a família toda no Mast, de graça

Entre as atividades oferecidas pelo Mast, há exibição de documentário e debate com astrônomos sobre a busca de vida no espaço. Tudo gratuito e com classificação livre

8 de novembro de 2018
Observação do céu vai ser atração do MAST (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Exposição As Estações do Ano, oferecida pelo MAST no fim de semana (Foto: Divulgação)

Já fechou sua programação para o fim de semana? A boa pedida para quem quer aproveitar com a família toda e instigar a curiosidade das crianças é mergulhar em conhecimentos sobre o Universo. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece atrações grátis nesse sábado (10) e domingo (11). São atividades gratuitas com ambientes de interação e experimentação.

Nossa sugestão é chegar na abertura do MAST, às 14h, e visitar as exposições do Prédio Sede, na Rua General Bruce, 586, Vasco da Gama. Damos destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição.

Às 15h30 terá uma sessão do Cine Ciência, que exibe o documentário A Busca Pela Vida no Espaço, de Stephen Amezdroz. No curta-metragem, os espectadores embarcarão numa viagem das profundezas do Oceano Pacífico à imensidão do espaço em busca de sinais de vida. Após a sessão, as dúvidas despertadas pelo filme podem ser sanadas no debate com os astrônomos Marcelo Borges (Observatório Nacional) e Diana Andrade (Observatório do Valongo/UFRJ).

De olho no Universo

Se você for da tribo que adora saudar o sol, terá a oportunidade de passar a tarde conhecendo ainda mais o astro-rei por meio de telescópios especiais. Com eles, é possível visualizar estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. E no fim da tarde, pode participar da Observação do Céu, por meio de uma luneta construída no início do século XX. As crianças vão adorar observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

Observação do céu vai ser atração do MAST (Foto: Divulgação)

E falando de telescópio, essa é a chance de conhecer a luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil. A cúpula onde está a Luneta Equatorial do Observatório Nacional (ON) vai estar aberta à visitação durante toda a tarde.

Ao lado do astrônomo Fernando Roig, os visitantes vão saber o que são as Ciências Planetárias. Poderão conhecer as especialidades do telescópio, instalado no ON em 1922. O MAST e o ON dividem o mesmo conjunto arquitetônico, além do acervo (tombado como patrimônio) e parte das instalações no campus.

LEIA MAIS:

Festival Internacional de Circo ocupa a cidade

Johnny Hooker é atração no Rio ArtMix Festival

No domingo (11), ainda rolam mais atividades no MAST. Uma delas é a Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda vários temas relacionadas à luz. Ela terá painéis com textos, instrumentos científicos do Museu, maquetes, objetos, fotografias de momentos históricos da Astronomia e aparatos interativos.

A partir das 15h, o público poderá participar do Planetário Inflável Digital.  Nas sessões conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes observarão uma simulação do céu noturno projetada numa cúpula. Assim, aprenderão sobre fases da Lua, constelações, o ciclo dos dias e das noites e as diferenças do tempo, como os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas.

SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 10/11

Funcionamento do Museu: das 14h às 20h

Cozinhando com a Ciência – Pudim Ligeirinho – 15h (distribuição de senhas a partir de 14h30)

Cine Ciência – Exibição do documentário A Busca Pela Vida no Espaço – 15h30 (distribuição de senhas a partir de 15h) – Sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos

Programa de Observação do Sol – das 15h às 17h

Programa de Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO 11/11

Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

GRÁTIS

Compartilhe essa notícia em sua rede social: