Galeão receberá 634 mil passageiros em dezembro | Diário do Porto


Turismo

Galeão receberá 634 mil passageiros em dezembro

Movimento no aeroporto porta de entrada do Rio de Janeiro será 75% maior que o registrado em 2020. Números do Galeão ainda estão abaixo da pré-pandemia

23 de dezembro de 2021

Após três anos suspenso, American Airlines retoma voo para Nova Iorque (Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhe essa notícia:


OAeroporto Internacional Tom Jobim prevê movimentação total de 634 mil passageiros em dezembro, sendo 506 mil passageiros em voos domésticos e 128 mil em voos internacionais. Isso representa um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Galeão espera receber 4,2 mil voos, sendo 540 internacionais e 3.660 domésticos. Apesar da visível recuperação, o movimento ainda está bem abaixo do registrado no mesmo mês de 2019, último ano sem o impacto da pandemia do Coronavírus. Naquele dezembro, a porta de entrada do Rio registrou a presença de 1,2 milhão de passageiros, volume que representa quase o dobro da previsão atual.

Para a segunda quinzena de dezembro de 2021, o Galeão prevê a chegada de 120 mil passageiros em voos domésticos, e 33 mil em voos internacionais. A maior parte dos turistas brasileiros é de São Paulo, Ceará e Pernambuco. De fora do País os maiores emissários serão Argentina, Chile e Europa.

Com a retomada da malha aérea internacional, a concessionária que administra o aeroporto reabriu, no último dia 8 de dezembro, o Píer Sul, uma ampliação do terminal inaugurada em 2016 para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Fechada desde abril de 2020 devido à pandemia, a área conta com mais de 10 mil m² que inclui 26 pontes de embarque destinadas para a chegada e partida de voos internacionais.

Galeão reabre ala fechada desde início da pandemia

A reabertura da área foi motivada pela retomada de frequências que estavam suspensas desde o início da pandemia. O aeroporto voltou a receber voos da American Airlines para Nova Iorque, que estava suspensa há três anos, portanto antes mesmo da pandemia. O destino volta a fazer parte da malha aérea do Galeão de forma sazonal, com três frequências semanais. Os voos para Big Apple se juntam a outros destinos internacionais retomados no terminal. Já operam no aeroporto os voos da KLM,Air France e TAP, conectando o Rio de Janeiro diretamente a destinos europeus.

Em novembro, a American Airlines ampliou sua operação para Miami, com três frequências semanais para voos diários. Já a United Airlines retomou sua operação no Aeroporto Internacional Tom Jobim para a cidade de Houston com três operações semanais, assim como a British Airways, com quatro voos semanais ligando Rio a Londres e a empresa alemã Lufthansa, com três frequências semanais para Frankfurt.


LEIA TAMBÉM:

Faturamento de Cia. Docas supera R$1 bi em 2021

Covid faz Cruzeiros passarem mais tempo no Porto

Quatro praias do RJ recebem certificação Bandeira Azul