O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) realiza, em 5 de agosto, das 9h às 12h30, o 2º Encontro do Centro de Política Fiscal e Orçamento Público (CPFO), um espaço voltado à apresentação de pesquisas recentes e ao debate qualificado sobre questões centrais da política econômica brasileira. O evento, na Praia de Botafogo, 190, conta com o apoio da MaisProgresso.org, entidade que incentiva estudos para o crescimento econômico do país, por meio de uma tributação mais justa.
A programação terá a palestra de abertura do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, que abordará os principais desafios da política fiscal do país. Entre os destaques da programação, estão as novas estimativas de gastos tributários no Brasil, com avaliação de melhores práticas, e a apresentação de um modelo de projeções fiscais de longo prazo desenvolvido pelo CPFO.
O evento será híbrido, com participações presenciais e remotas. As inscrições podem ser realizadas aqui INSCRIÇÕES
A discussão também abrangerá um painel sobre os desafios do federalismo fiscal, reunindo especialistas de renomadas instituições acadêmicas e de pesquisa. A proposta é oferecer uma plataforma para aprofundar reflexões estratégicas, reunindo pesquisadores, formuladores de políticas públicas e profissionais das áreas de orçamento, tributação e finanças públicas.
Programação resumida
-
09h às 09h30 – Abertura: Manoel Pires (FGV IBRE, FGV EPPG e UnB)
-
09h30 às 10h – Palestra: Desafios da política fiscal do Brasil, com Rogério Ceron (Secretário do Tesouro Nacional)
-
10h15 às 10h45 – Painel 1: Gastos tributários no Brasil – Novas estimativas e avaliação de melhores práticas, com Paolo de Renzio (FGV EBAPE)
-
10h45 às 11h20 – Painel 2: Projeções fiscais de longo prazo – Novo modelo do CPFO, com Bráulio Borges (FGV IBRE, LCA 4i e iCS) e comentários de Fabio Giambiagi (FGV IBRE)
-
11h30 às 12h30 – Painel de debate: Federalismo fiscal no Brasil, com Ursula Dias Peres (EACH/USP), Manoel Pires (FGV IBRE, FGV EPPG e UnB), Fernando Abrucio (FGV EAESP) e Eduardo Marques (USP e CEM/USP)
O encontro promete fomentar o diálogo e a produção de conhecimento sobre questões fiscais e orçamentárias que impactam diretamente o desenvolvimento econômico do Brasil.
