
Palco das batidas mais variadas e democráticas da região central do Rio, os Arcos da Lapa vão receber neste fim de semana um dos eventos mais solidários do Brasil. Em sua oitava edição, o Festival Halleluya acontece de sexta a domingo, dias 28, 29 e 30 de setembro, com a proposta de comemorar os cinco anos da visita do Papa Francisco ao Brasil.
Serão dez atrações no palco principal – entre os quais, o grupo Rosa de Saron (foto) -, quatro espaços alternativos e mais de 600 voluntários envolvidos em uma grande ação social. Entre as novidades estão a Batalha do Passinho, com premiação para os melhores dançarinos, e o Espaço Adventure, que contará com uma pista de skate montada em pleno Arcos da Lapa.
Segundo os organizadores, o objetivo da programação paralela é alcançar públicos com perfis diferentes para promover a cultura da paz e da solidariedade na cidade e relembrar os dias vividos durante a visita de Francisco ao Rio.
“Nós queremos relembrar aqueles dias de paz, em que peregrinos do mundo inteiro vieram à nossa cidade testemunhar essa cultura de paz e solidariedade. É esse o objetivo do Halleluya, mostrar que é possível construirmos uma cidade mais solidária e pacífica”, disse o cardeal Dom Orani Tempesta ao site Pleno News.
História do santo surfista e apoio à população de rua
A programação conta ainda com shows de artistas católicos, musicais religiosos e, é claro, missas e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante todo o evento, padres da Arquidiocese se revezam para atender as confissões dos fieis.
Um dos musicais que será a apresentado contará a história de Guido Schaffer, o santo surfista do Rio de Janeiro que está em processo de canonização no Vaticano.
A banda de rock de temáticas cristãs Rosa de Saron é uma das atrações desta sexta-feira (28). Formada dentro do movimento de Renovação Carismática Católica em 1988 , na cidade de Campinas, no interior paulista, está comemorando 30 anos de estrada como uma das precursoras do white metal católico no Brasil.
O Festival Halleluya começou há 22 anos em Fortaleza e se espalhou por diversas cidades do Brasil e do mundo. Em Fortaleza, ele atrai mais de um milhão de pessoas a cada edição. O Halleluya Rio conta com parcerias com diversas instituições sociais e é um evento feito por mãos de voluntários e parceiros.
Uma das ações desta edição será o atendimento à população de rua, com acolhida para usuários de drogas que desejam fazer tratamento em clínicas especializadas. O Halleluya também vai receber doações de alimentos não perecíveis que serão encaminhados a instituições que trabalham com populações carentes.
PROGRAMAÇÃO
Sexta, dia 28, a partir das 18 horas
Shows com Davidson Silva e Rosa de Saron e Musical Canto das Irias
Sábado, dia 29, a partir das 16 horas
Shows com Comunidade Maria Serva da Trindade, ID2, Ana Gabriela e Missionário Shalom
Domingo, dia 30, a partir das 14h
Musical Guido Servo de Deus (Comunidade Semente do Verbo), show com Banda Sinal D’Paz e Cosme
8ª EDIÇÃO DO FESTIVAL HALLELUYA RIO
Data: 28, 29 e 30 de setembro de 2018
Local: Arcos da Lapa – Centro do Rio de Janeiro
Entrada gratuita