Festival IluminaRio 2021 faz Praça Mauá brilhar | Diário do Porto


Arte

Festival IluminaRio 2021 faz Praça Mauá brilhar

Festival gratuito vai iluminar as noites do Rio com obras e intervenções de artistas consagrados e nomes da nova geração. Estreia é amanhã na Praça Mauá

4 de novembro de 2021

Festival vai iluminar as noites da Praça Mauá em novembro (divulgação/IluminaRio)

Compartilhe essa notícia:


Começa amanhã o IluminaRio 2021, festival urbano de arte e esculturas feitas de luz, sombras e projeções. A iniciativa da URBN Experience, com curadoria da Deled, por duas semanas irá transformar a Praça Mauá em uma galeria a céu aberto futurista, com obras inéditas assinadas por artistas renomados e por novos nomes da cena fluminense.

Inspirado pelos consagrados festivais de luz internacionais, o IluminaRio foi concebido para promover o reencontro do carioca com a cidade após a pandemia. Esta primeira edição do festival tem como tema “A essência carioca em forma de arte e luz”. Em mais uma atitude sustentável, o evento será carbono neutro, compensando todas as emissões envolvidas na produção e execução do evento.

Para transformar este enredo em arte, o IluminaRio 2021 irá receber artistas prestigiados como Rosa Magalhães, Muti Randolph e Estúdio Chão além de novos nomes da cena fluminense como Agrippina R. Manhattan e Yhuri Cruz. “Quisemos valorizar o talento fluminense e a diversidade. Estamos unindo artistas de várias gerações, origens e gêneros distintos. Este foi o nosso esforço, do lado da curadoria, para refletir um pouco desta essência carioca”, analisa Julio Custódio, sócio fundador da URBN Experience.


LEIA TAMBÉM:

Correios fecham agências no Rio mesmo com lucro de R$ 1,5 bi

Mais de mil vagas abertas no Porto

Alerj aprova projeto que estimula uso de energia solar


Luzes na noite da Praça Mauá

O festival acontece na Praça Mauá, um dos símbolos da modernização aliada à tradição no Rio de Janeiro. Um dos ícones da região, o Museu do Amanhã, receberá obra inspirada pela MINI, patrocinadora do IluminaRio 2021. Na peça assinada pelo VJ Spetto, um MINI Cooper S E, primeiro carro 100% elétrico da marca, receberá mapping sobre energia e sustentabilidade, mostrando que a preservação ambiental pode ser divertida e é fundamental para termos um Rio de amanhã melhor.

A obra será inaugurada durante um preview para a MINI no dia 4 de novembro, às 20h30, com uma projeção em 3D no Museu do Amanhã. A performance é aberta ao público e a obra do carro ficará disponível durante todo o festival.

Outro destaque da programação é o festival MOV. Criado em 2010, é um evento independente de artes integradas que, durante a pandemia, achou na projeção em prédios uma solução para propagar a arte no momento de isolamento. A versão digital do Festival foi criada pelo produtor cultural Daniel Martins e pela artista Luiza Vianna (Luv), que se juntam a Vinicius Fabretti, Flavia Marques (Xlavinha) e Carol Santana nos mappings do IluminaRio 2021. As projeções do MOV no IluminaRio 2021 acontecerão às sextas, sábados e domingos.

Todas as obras do festival serão acesas entre 18h 23h59. Durante o dia, as instalações funcionarão como uma intervenção urbana, propondo uma relação diferente com espaço.

 

 

 


/