Imperdível, Festival Delícias do Vale do Café leva mais sabor à região | Diário do Porto


Gastronomia

Imperdível, Festival Delícias do Vale do Café leva mais sabor à região

A primeira edição do festival, que acontece entre os dias 12 a 15 e 19 a 22 de maio, busca celebrar e movimentar a economia da região do Vale do Café

12 de maio de 2022

Prato servido pelo restaurante Beleza da Serra. (Foto: Leandro Oliveira)

Compartilhe essa notícia:


O festival gastronômico Delícias do Vale do Café promete reunir os melhores pratos típicos do interior fluminense. Com diversas iguarias de dar água na boca, feitos por chefs formados nas melhores escolas de cozinha do mundo, a festa busca fomentar o turismo e valorizar a arte local. Tem tudo para ser um ótimo programa de fim de semana – ou melhor, fins de semana: o evento acontece duas vezes de quinta a domingo: de 12 a 15 e de 19 a 22.

O Delícias do Vale do Café reúne mais de 60 estabelecimentos, além de fazendas históricas e produtores da região. Os municípios que compõem o Vale do Café, como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Paty dos Alferes estarão presentes nesse circuito repleto de muito sabor. “Um dos objetivos do festival é valorizar a cultura gastronômica do Vale do Café como um todo, que é repleta de histórias e tradições”, comenta Maria Inês Oliveros, da Tropic Produções, uma das realizadoras do evento.

Entre os destaques do festival está o leite de búfala, presente em drinks e sobremesas. Assinada pela chef Camilla Tinoco, a Fazenda Agroecológica oferece um drink que combina leite e doce de leite, ambos de búfala, servido para acompanhar a sobremesa “Rocafé”. Essa sobremesa é composta por um minirrocambole de pão de ló de chocolate e leve toque de cravo com recheio de limão. Nada melhor que isso para fazer em um final de tarde no friozinho do Vale do Café.


Leia também:

Festa do Arroz Anã terá aulas de gastronomia em Cantagalo
Chef da Ilha do Governador concorre ao Oscar da gastronomia do País
Mercado do Porto Carioca vai criar empregos na gastronomia

E não ache que os vegetarianos vão ficar de fora dessa festa! Receitas como o “Ravioli de Chèvre”, do Le Veló Montaigne, que traz ravioli de figo e queijo de cabra ao beurre blanc, finalizado com castanha do Brasil e tomates coloridos; e os “Cubos de Polenta Recheada”, do Hotel Santa Amália, recheados com ragu de tomates frescos com manjericão, são garantia de um gostinho de fazenda para os que não comem carnes.

Também fazem parte do circuito o Museu do Café e o Café Escola, ambos em Vassouras, de onde saíram os melhores baristas do país. Um mapa irá apresentar todo o Circuito Cafeterias, que vai conduzir os visitantes por toda a história do café e do Vale. O passeio promete encantar os fãs de café, que poderão visitar as fazendas históricas que produzem os grãos, conhecer os cafezais e degustar os produtos nas cafeterias instaladas dentro das propriedades. Como acompanhamento do cafezinho, serão criadas sobremesas especiais para o circuito.

O Delícias do Vale do Café tem tudo para movimentar a economia da região. “Estamos apostando muito no sucesso do festival, tanto pelo nível de organização proposto como pela oportunidade de mostrar a riqueza e a diversidade da culinária que é feita em todo o Vale do Café, prestigiando a cadeia produtiva local e brindar o público com pratos ricos, bonitos, saudáveis e sustentáveis.”, comenta Leonel Vasconcelos Junior, Presidente do Vale do Café Convention & Visitors Bureau.

Para mais informações, clique aqui!