Educação

Festival de Robótica agita o Pier Mauá no fim de semana

Torneios de tecnologia reúnem 1.200 jovens na Região Portuária, a partir do dia 15. Atração é gratuita e aberta ao público, nos dias 16 e 17

13 de março de 2019
Competição de robótica reúne competidores de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

Os amantes de tecnologia estão proibidos de desgrudar da Região Portuária neste fim de semana. A partir da sexta-feira 15, os armazéns do Boulevard recebem o Festival SESI de Robótica, o maior da área no Brasil. Mais de 1.200 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país participam do evento organizado pelo Sesi. Ele será aberto ao público gratuitamente nos dias 16 e 17, de 9h às 18h, nos armazéns 1B, 2 e 3.

Os participantes terão oportunidade de colocar em prática conhecimentos de ciências, matemática, física e outras disciplinas ligadas à tecnologia. Serão 3 desafios: o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, o FIRST Tech Challenge e F1 in Schools. Os vencedores serão premiados com vagas em torneios internacionais. O principal deles, o World Festival, será realizado em Houston, nos Estados Unidos.

Durante o Festival também acontece o Seminário Educação 360 Jovem Tech, no Museu do Amanhã. Ele reunirá debates com especialistas e estudantes que abordarão temas como tecnologia e ensino médio, além de formação para o trabalho e a metodologia STEAM (termo em inglês que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes). O seminário, aberto ao público, será realizado na sexta-feira 15, de 9h às 17h.

Profissionais da área de educação também poderão participar de oficinas do programa ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI). O programa se apropria da arte contemporânea para promover a inovação pedagógica e apoiar a implementação do STEAM nas escolas do SESI. As oficinas, com carga horária de duas a três horas, serão abertas ao público no sábado 16 e domingo 17.

Torneios

No Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, a disputa terá a participação de 84 equipes de diversos estados. As vagas foram conquistadas durante as etapas regionais. O tema da temporada, Into Orbit (Em órbita), desafia os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Eles terão de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial.

Uma das novidades de 2019 é a estreia do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico). As 16 equipes formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio poderão abusar da criatividade. Eles vão projetar, prototipar e produzir as peças de acordo com as necessidades do robô.

Festival de Robótica na Zona Portuária
O desafio com robôs organizado pelo Sesi é o maior festival dessa área do Brasil (Foto: Divulgação)

No FTC, as equipes são avaliadas pela construção de robôs e também pelo envolvimento com a comunidade. Uma campanha para arrecadar brinquedos para alguma entidade, por exemplo, entra em consideração. São analisadas ainda pelo relacionamento com outras equipes e pela maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

 


LEIA MAIS:

Atrações da semana no Centro, Lapa e Porto

77 museus e centros culturais de graça no Rio

Os veios abertos da Baía de Guanabara à mostra


 

A terceira competição que compõe o festival é o F1 nas Escolas. O programa educacional é vinculado à Fórmula 1 e reproduz os desafios da corrida. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1.

A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações. Para isso, os alunos precisam incluir a elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, entre outros requisitos. Além disso, apresentação e envolvimento em uma ação social são considerados relevantes. Por isso, as equipes precisam desenvolver um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

Serviço:

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA

Quando: 15 a 17 de março

Aberto ao público nos dias 16 e 17, de 9h às 18h.

Local: Armazéns 1B, 2 e 3 do Pier Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro

Como chegar: descer na estação de VLT Parada dos Museus

ENTRADA GRATUITA

Compartilhe essa notícia em sua rede social: