Música

Festival de Bandas Marciais desembarca na Praça Mauá

Neste domingo (26), a partir das 10h, estudantes de escolas de Petrópolis vão desfilar em 10 bandas marciais, uma tradição preservada na cidade. Logo depois, os músicos visitarão o Museu do Amanhã. Atividade é resultado da parceria entre os municípios do Rio e Petrópolis

25 de agosto de 2018
Bandas marciais de Petrópolis vão se apresentar pela manhã e depois músicos visitarão o Museu do Amanhã (Foto: Foto: Marcelo Cavalvante)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

 

bandas-marciais-de-petrópolis
Bandas marciais de Petrópolis vão se apresentar pela manhã e depois músicos visitarão o Museu do Amanhã (Foto: Marcelo Cavalvante)
O domingo (26) vai ser de muita música ao ar livre e de graça na Praça Mauá. A esplanada dos museus receberá, a partir das 10h, a primeira edição do Festival Rio de Bandas Marciais. Dez grupos de músicos instrumentais filiados à Associação Petropolitana de Bandas (Apeban) vão desfilar, com cerca de 400 componentes.
Bandas marciais se apresentam ao livre com movimentos corporais e em marcha. Famoso nos parques temáticos da Disney, esse estilo musical foi adotado no Brasil por bandas militares em suas apresentações oficiais. E se tornou uma tradição em escolas da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Com o apoio das prefeituras de Petrópolis e do Rio, os músicos – estudantes de escolas petropolitanas – terão também a oportunidade de visitar o Museu do Amanhã.
“Além de mostrarmos para cidade do Rio a tradição das bandas marciais em Petrópolis, será uma oportunidade única para os alunos. Muitos deles nunca foram ao Rio de Janeiro. Vai ser fundamental também esse engajamento cultural em relação à visitação no Museu do Amanhã”, explica Luiz Claudio Lima, presidente da Apeban.
Participam do festival: Banda Marcial Imperial Petropolitana, da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo; Banda Marcial Wolney Aguiar, do Colégio Estadual Pedro II (CENIP); Banda Marcial Prof. Leila Souza Castro, da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória; Banda Marcial Odette Fonseca, da Escola Municipal Odette Fonseca; Banda Marcial Embaixador José Bonifácio, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio; Banda Dragões do Império, da Escola Municipal Gov. Marcello Alencar; Banda Marcial Prof. Amadeu Guimarães, do Colégio São José; Banda de Percussão Trovão Imperial, da Escola Municipal Geraldo Ventura Dias; Banda Marcial Johann Noel, da Escola Municipal Johann Noel; Banda Marcial Frei Aniceto, do Colégio São Judas Tadeu.

Fonte: Porto Maravilha

Compartilhe essa notícia em sua rede social: