Nos dias 19 e 20 de abril, o Teatro Popular Oscar Niemeyer abrirá as portas para as artes urbanas e populares no Festival 7 Sóis. Serão mais de 20 atividades oferecidas para pessoas de todas as idades, além do show do rapper MV Bill na sexta, ao lado da cantora e atriz Elisa Lucinda e do músico Evandro Fióti. Entradas gratuitas serão distribuídas no local, a partir das 16h.
No sábado, há a apresentação do Circo Teatro Saltimbancos e quem fecha a noite é o artista Jef Rodriguez com os convidados Nêgamanda e CT. O festival conta com patrocínio da Enel, por meio da lei de incentivo à cultura do Estado, e os organizadores pedem que o público leve um quilo de alimento não perecível. As doações serão entregues às instituições sociais apoiadas pelo programa Niterói Solidária, da Prefeitura de Niterói.
No dia 19, o evento vai dar a largada com uma conversa entre Elisa Lucinda, MV Bill e Oto Bahia para discutir cultura e resistência na roda “Construindo pontes: lideranças periféricas em diálogo explorando a cultura como pilar de transformação e resistência”,, com mediação de Kassia Rapella. Às 20h horas, será a vez do rapper apresentar seus sucessos para o público.
Coordenador do projeto, Thiago Bittencourt acredita que o Festival 7 Sóis seja uma oportunidade para celebrar a diversidade e apreciar a riqueza da cultura urbana e popular brasileira. Para ele, é muito positivo o fato de o festival ser realizado em Niterói.
– Este é um festival de artes urbanas e populares, um espaço para a troca e encontros. Fazemos questão de promover essa iniciativa fora de uma capital, justamente para tornar ainda mais democrático e acessível este momento – explica Bittencourt.
No dia 20 de abril, o Festival 7 Sóis vai oferecer oficinas e atividades para todas as faixas etárias. Além da apresentação do Circo Teatro Saltimbanco, as crianças poderão aproveitar contação de histórias, musicalização, ter aulas de malabarismo, grafitti e de pernas de pau. A agenda inclui ainda diferentes oficinas de artesanato para a confecção de cestos e de pulseiras indígenas, saias com panos de chita e chapéus de fita. Já a literatura será apreciada em uma oficinas de escrita criativa e cordel, enquanto a dança terá espaço em apresentações inclusivas, passinho, breakdance e carimbó.
A partir das 17h, o Carnaval vira assunto com o professor e escritor Luiz Antônio Simas, o carnavalesco Leandro Vieira na roda “Carnaval e os impactos na economia e circulação nas comunidades periféricas”, com mediação do pesquisador André Diniz.
Às 19h, a roda de conversa “Crescendo juntos: o impacto social positivo dos projetos sociais na vida dos alunos e a necessidade de espaços de transformação” vai reunir o músico Evandro Fióti e o coordenador do projeto Diversigames, Jamela, com mediação do professor e criador de conteúdo Rodrigo Retka.
O show de Jef Rodriguez com Nêgamanda e CT está programado para às 20h.
Confira a programação do Festival 7 Sóis:
19/04 – Sexta – feira
16h00
Início da entrega de ingressos para abertura do evento
17h00
Mesa de Abertura com representantes da ENEL, Município e Governo do Estado
18h00
Roda de Conversa | “Construindo Pontes: Lideranças Periféricas em Diálogo Explorando a Cultura como Pilar de Transformação e Resistência” – Elisa Lucinda, MvBill e Oto Bahia | Mediação: Kassia Rapella
20h00
Show Musical – MV Bill
20/04 – Sábado
14h00
Contação de Histórias e Musicalização: “Olelê, livro sobre uma antiga cantiga Africana” – Fabio Mukanya
14h00
Sarau Nikity | com artistas da cidade
14h30
Cantação de Histórias: “O que tem dentro desse ovo?” – Marcelo Aceti
15h00
Circo Teatro Saltimbancos
16h30
Carimbó da Pedra, apresentação interativa de carimbó.
17h00
Aula Aberta| Roda de Conversa: Carnaval e os impactos na economia e circulação nas comunidades periféricas – Luiz Antônio Simas, Leandro Vieira. | Mediação: André Diniz
18h30
Início da entrega de ingressos para show Jef e convidados
19h00
Roda de Conversa | “Crescendo Juntos: O Impacto Social Positivo dos Projetos Sociais na Vida dos Alunos e a Necessidade de Espaços de Transformação”. Fioti, Jamela (Diversigames). Mediação: Rodrigo Retka
20h30
Show, Jef Rodriguez convida CT e Negamanda
Oficinas
14h – 17h40
Literatura
Escrita Criativa, Cordel e Fanzines.
Inclusivas
Capoeira e dança inclusiva
Indígenas
Pintura corporal indigena, artesanato de pulseiras, cestos e cordões, compartilhamento de saberes e exposições de elementos da cultura.
Circo
Pernas de pau, malabarismo, palhaçaria e tecido acrobático.
Artes Urbanas
Stencil, Muralismo,Graffiti, Passinho e Breaking.
Arte Popular
Chapéu de fita, saias com pano de chita, curimbó, danças e percussão.
Durante todo evento (19 e 20):
Exposição Artes Urbanas – Davi Baltar e telas de Eduardo Bula