Festa do Arroz Anã terá aulas de gastronomia em Cantagalo | Diário do Porto


Gastronomia

Festa do Arroz Anã terá aulas de gastronomia em Cantagalo

Entre 13 e 15 de maio, o distrito de Porto Marinho faz a Festa da Colheita do Arroz Anã. O cereal só existe por lá, orgulha a região e é motivo de festança

10 de maio de 2022

Colheita do Arroz Anã (Foto: Divulgação/Senac RJ)

Compartilhe essa notícia:


Procurando algo diferente para fazer no fim de semana? Se é diferente mesmo, temos uma dica. Que tal subir a serra para um festival para lá de inusitado, um festão com direito a aulas de gastronomia para celebrar a produção de um arroz que só existe em uma comunidade com menos de 500 habitantes, o distrito de Porto Marinho, em Cantagalo, a 200 quilômetros do Rio?

A Festa da Colheita do Arroz Anã será neste fim de semana, entre 13 e 15 de maio. O evento existe para divulgar essa variedade do cereal, pouco conhecida até pelas comunidades vizinhas. Em parceria com a prefeitura de Cantagalo, o Senac RJ preparou uma programação com oficinas e aulas-show que irão abordar a importância desse arroz para a alimentação local e seu potencial para a gastronomia.

A Festa contribui para a geração de renda da comunidade, da capacitação profissional à atração de turistas, passando pelo consumo maior do produto pelas cidades vizinhas, além de “celebrar a importância e estimular a sustentabilidade de sua produção nessa remota vila fluminense”, segundo a chef Teresa Corção, embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac RJ e fundadora do Instituto Maniva.

O Arroz Anã ganhou importância como elemento identitário e base da culinária local. Atualmente, pleiteia a Indicação Geográfica (IG), ferramenta que valoriza a tradição produtiva de um seleto grupo de produtos vinculados a territórios. O projeto, do Sebrae Rio, visa contribuir para a valorização da região de Porto Marinho, principalmente nas vertentes de Gastronomia e Turismo.

 


Leia também:

Vem aí o 4º Encontro de Violeiros do Rio

Sebrae mostra potência do turismo em Paquetá

Dia da Alegria: crianças de favelas em AquaRio, BioParque e Cristo


 

A iniciativa também conta com o apoio da Nova Associação de Moradores e Produtores Rurais de Porto Marinho, do Instituto Maniva, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da prefeitura de Cantagalo e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Programação do Festival do Arroz Anã:

13/05 – Cantagalo
Oficinas para merendeiras de Cantagalo e região
14/05- Porto Marinho
Local: Tenda (Prefeitura)
14h – Aula-show da chef Teresa Corção, com lançamento do livro “Muito Prazer, Arroz Anã”
16h – Apresentação cultural Mineiro pau
17h – Show Meu Xodó – Alan Bussinger
Turismo de experiência Sesc RJ
Grupo de Turismo Social, organizado pelo Sesc Nova Friburgo. Programação:
  • 8h30: Saída de Friburgo para Porto Marinho
  • 10h30: Chegada a Porto Marinho
  • 10h40: Recepção: Contando um pouco da história do Arroz Anã
  • 12h: Almoço
  • 14h: Participação na aula show com a Chef Teresa Corção
  • 16h: momento cultural: apresentação do “Mineiro pau”
15/05- Cantagalo
Local: Auditório do FAC (Fraterno Auxílio Cristão)
10h – Aula-show da chef Teresa Corção, com lançamento do livro “Muito Prazer, Arroz Anã”