Turismo

Feriadão na Zona Portuária tem cerveja artesanal, feirinha e pedalada do bem

Enquanto nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, acontece a sexta edição do Mondial de La Bière, um dos maiores festivais de cerveja artesanal do país, cariocas e visitantes podem aproveitar, de graça, no sábado (8), a Feira do Cais no Boulevard Olímpico. Já no domingo (9), uma ‘pedalada do bem’ e uma caminhada vão tomar conta da região

6 de setembro de 2018
Feira do Cais, que volta a acontecer neste sábado, é uma das pedidas para este feriadão (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Feira do Cais - Foto Divulgação
Feira do Cais, que volta a acontecer neste sábado, é uma das pedidas para este feriadão (Foto Divulgação)

O feriadão da Independência na Zona Portuária tem boas opções para cariocas e visitantes. Nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, acontece a sexta edição do Mondial de La Bière, um dos maiores festivais de cerveja artesanal do país.

Mas para quem não é fã da bebida ou não está disposto a desembolsar pelo menos R$ 66 para prestigiar a festa, a dica é aproveitar, no sábado (8), a Feira do Cais, que também promove atrações culturais, com acesso gratuito no Boulevard Olímpico. Já no domingo (9), uma ‘pedalada do bem’ e uma caminhada beneficente vão tomar conta da região.

A Feira do Cais, evento fixo e aberto ao público, acontece todo segundo sábado do mês  entre os armazéns 3 e 4, das 11h às 20h. Nesta edição haverá novidades como baile charme com DJ da cena musical black. Além de música boa, o público pode conferir as tradicionais barracas, com produtos de artesanato, moda e gastronomia.

No domingo, a partir das 9h, acontece a caminhada e o passeio ciclístico em benefício do Hospital Pró Criança Cardíaca, em Botafogo. O ponto de encontro será na Praça Mauá, em frente do Museu do Amanhã. A organização pede que os participantes doem um quilo de alimento ou brinquedo.

A expectativa é reunir pelo menos 100 pessoas em uma caminhada ao longo do Boulevard Olímpico, do Museu de Arte do Rio (MAR) até o AquaRio, e uma pedalada leveaté a Urca. Também estão previstas brincadeiras, distribuição de brindes e ações da Cruz Vermelha.

Este é o terceiro evento promovido pela recém-criada Acerj – Associação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Amazonas Bike. Os outros foram o Ciclofest e o Pedal nas Cidades. A participação é gratuita e interessados podem se inscrever na hora.

Feira do Cais - Foto Divulgação
Feira do Cais também promove atrações culturais todo segundo sábado do mês (Foto Divulgação)

Apoio ao ciclismo e boas ações no estado

Luiz Antônio Corrêa da Silva, diretor de Eventos da Acerj, explica que escolheu a região para este evento em função do movimento de revitalização da região. “As crianças foram convidadas e têm participado da organização do evento na instituição. Há limites de deslocamento e depende de cada caso”.
Criada há seis meses, a Acerj pretende  incentivar e apoiar a capacitação de ciclistas, realizando eventos para educação no trânsito, campanhas de arrecadação/voluntariado, defesa de seus direitos, apoio e cumprimento de seus deveres.
“A Acerj tem por objetivo promover o deslocamento seguro e feliz, respeitando o outro e as leis. Também queremos promover mudanças, que atenda às necessidades dos ciclistas e com qualidade, em todo o estado. Nossas finalidades são o ciclismo como transporte urbano, rural, de turismo, profissional, social, cultural e desportivo”, explica Silva.
Para isso, a entidade busca parcerias para definir sua estratégia de atuação. ” Queremos promover a cooperação com demais associações, ONGs, entidades públicas e privadas representativas do ciclismo. Finalmente temos a intenção de apoiar o desenvolvimento de soluções, metodologias e capital intelectual na área de mobilidade ativa”, explicou.
A intenção, segundo ele, é representar todas as categorias de ciclistas, participando dos projetos de mobilidade ativa  e  apoiando eventos em todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

Compartilhe essa notícia em sua rede social: